CATEGORIA : Sec. Educação e Cultura
Conquistas que valorizam a cultura e o turismo

23/07/2021 às 19:00:00

Uma importante conquista para Carazinho esta semana, foi a aprovação por unanimidade na Câmara de vereadores do projeto que cria o Sistema Municipal de Cultura de Carazinho. Um projeto importantíssimo, pois o Sistema possibilitará que seja, finalmente, implementada uma política pública de cultura no município. A partir disso, Carazinho passa a integrar o Sistema Estadual e Nacional de Cultura, o que deve viabilizar recursos e ações na área cultural.

Outra conquista fundamental, e que fará a diferença para o município, foi o ingresso de Carazinho no Rota das Terras Encantadas do Consórcio Intermunicipal do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – COMAJA, que visa ações conjuntas em prol do desenvolvimento de programas turísticos e culturais.

Ingressando no consórcio, Carazinho poderá explorar potencialidades, como o Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, o Museu Olívio Otto, o monumento “O Bombeador”, o Santuário Santa Rita de Cássia, o tradicional Galeto com Massa, entre outras gastronomias e atividades a serem desenvolvidas.

Para tratar sobre o assunto e debater sobre o Plano de Ação de Retomada do Turismo 2021, que está em andamento desde maio de 2021, foi realizada na manhã desta sexta-feira (23) nas dependências do Palácio do Comércio, uma reunião coordenada pela turismóloga Carolina Lopes e responsável pelo Departamento de Turismo do Rota das Terras Encantadas.

O encontro contou com presença de gestores e representantes do turismo do COMAJA. Além do secretário Geral de Governo, Tenente Costa; coordenadora do departamento de Cultura do município, Sivana Freitas de Souza; assessor de Cultura da SMEC, Flávio Kolling e Daniela Santos, também participaram. O evento aconteceu paralelo a Assembleia da COMAJA que reuniu mais de 30 prefeitos do Consórcio em Carazinho.


Fonte: Assessoria de Comunicação