27 SET 2018
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os desafios de envelhecer com saúde

Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas foi tema da

5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa e do 4º Seminário do Cuidado Integral ao Idoso de Carazinho realizado nesta quinta-feira (27) no auditório da ULBRA .

O evento que objetivou proporcionar uma reflexão sobre temas importantes relacionados a esta fase da vida, é uma iniciativa do governo municipal por meio da secretarias de Assistência Social e Saúde, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e ULBRA.

Após a abertura feita pela coordenadora acadêmica Eloisa Avila Pauletto, um momento de descontração e energização proporcionado pelas alunas de Biomedicina (Amanda) e Enfermagem (Fabiola) animou a plateia presente.

Ao explanar sobre a temática, a Presidente do Conselho do Idoso, Sandra Loss Carneiro destacou que os idosos necessitam de um olhar diferenciado em todos os aspectos. A violação de seus direitos seja de forma moral, psicológica, maus tratos ou financeira gera neles, uma fragilidade muito grande. “Os idosos precisam se empoderar, ter conhecimento de seus direitos”, enfatiza.

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, que também representou o prefeito Milton na ocasião, ressaltou o carinho que ambos possuem pela terceira idade. Disse que o Poder Público está atento e dedica uma atenção especial a questão do envelhecimento humano.

“Hoje temos mais pessoas envelhecendo com qualidade de vida e por isso vivem mais. O Idoso quer viver sua maturidade, sua melhor idade com independência e qualidade de vida”, reconhece. Andréia destaca ainda que para chegar na velhice com saúde física e mental é fundamental que se pense em qualidade de vida desde a juventude. “A minha caminhada é que irá definir como chegarei na velhice”, afirmou a secretária.

A falar sobre o tema a secretária da saúde Anelise Almeida explanou sobre as grandes síndromes geriátricas que representam uma preocupação no que se refere ao envelhecimento humano. As síndromes: déficit cognitivo, Imobilidade, Instabilidade postural, Incontinência Urinária, Iatrogenia medicamentosa, insuficiência urinária e insuficiência familiar, conforme a secretária são questões que que geram preocupação futura e representam uma tendência de prevenção. As síndromes serviram para permear as discussões que posteriormente aconteceram nas salas temáticas.

Salas Temáticas

Foram realizadas quatro salas com seguintes eixos temáticos:

- Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas.

- Educação: assegurando direitos humanos da pessoa idosa

- Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa

- Os conselhos de dirito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas

A partir da discussão nas salas, sairão as demandas que serão encaminhadas para a Conferencia Estadual que tem como delegados de Carazinho Gilvane Pedrolo e Antônia Geni Vieira.

À tarde a programação seguiu com uma palestra da psicóloga Valéska Walber, que falou ao grupo sobre os desafios de envelhecer no século XXI.

Após o coffee break, os participantes tiveram à disposição oficinas de estética e cosmética, jogos de baralho, bingo, dança e bem-estar e qualidade de vida.

Prestigiaram as atividades, além das autoridades citadas, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Darci Guimarães, a professora Rejane, coordenadora de extensão da ULBRA, as equipes das Secretarias da Assistência Social e Saúde.

Autor: Assessoria de Comunicação

27/09/2018