17 ABR 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Muita diversão e aprendizagem na Brinquedoteca Municipal

Desde o mês de março, a Brinquedoteca Municipal iniciou suas atividades com as crianças de três a cinco anos da Educação Infantil e com o 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Neste ano, passou a ser de responsabilidade do Departamento Pedagógico da SMEC, sob a coordenação da professora Priscila Elena Zart da Silva, auxiliada pela professora Sandra Morais Leite. Os principais ambientes lúdicos foram mantidos, mas com ênfase em novos projetos. Um deles é o projeto elaborado para o ano letivo de 2023, “Qual o sabor da Lua?”, através da realização de contação da história sobre a obra literária do escritor Michael Grejniec. De maneira lúdica, as crianças que visitam os espaços da Brink são convidadas a embarcar em uma viagem imaginária até a Lua e as Estrelas.

Neste ano, conta com uma novidade, a sala da Lua e das Estrelas, onde as crianças são convidadas a brincar e a dançar, imaginando-se estar no espaço sideral. Levando em consideração a importância de trabalhar inúmeras possibilidades do universo infantil, esta sala foi projetada como um espaço diferente dos ambientes que as crianças conhecem na escola, utilizando luzes coloridas, que instigam a curiosidade e o imaginário. Ornamentada com muitas estrelas coloridas, espelho, lâmpadas de luz negra para efeito neon e lâmpadas coloridas, neste espaço, enquanto dançam, as crianças observam os reflexos coloridos produzidos pela luz no espelho, as cores que saltitam ao redor da luz negra, o reflexo das luzes piscantes no chão e nos CD´s utilizados na decoração.

E, o mais legal ainda, para viajar até a Lua e as Estrelas, é necessário um “meio de transporte”. Deste modo, a fim de despertar ainda mais a curiosidade das crianças sobre o espaço sideral, não poderia faltar o foguete da “Nasa”, todo montado com material reciclável.

Na Brinquedoteca, muitos dos materiais, brinquedos e jogos, são confeccionados pelas professoras responsáveis com materiais alternativos, como papelão, plástico, sobras de madeira, aliando diversão a sustentabilidade. O ano de 2023 está reservando muitas surpresas para as crianças da rede municipal, proporcionando-lhes diferentes possibilidades de aprender brincando.