22 MAI 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC lança projeto de incentivo à leitura

Com o objetivo de proporcionar ações de melhoria da qualidade na educação, por meio de iniciativas que colaborem com o incentivo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação, lançou na terça-feira (16) e sábado (20), no auditório da EMEF Patronato Santo Antônio, o projeto Leitura Conectando Possibilidades.

Na terça-feira (16), o projeto foi apresentado para supervisores/coordenadores pedagógicos e professores dos anos finais do ensino fundamental, e contou com a presença do escritor Antônio Schimeneck. Já no sábado (20), o evento aconteceu em duas partes, e teve a presença da escritora Léia Cassol. Primeiramente, para os coordenadores pedagógicos, CEMAEE, Brinquedoteca e professores da educação infantil. Após, para orientadores educacionais e professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

A Dirigente Municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, ressaltou que a secretaria elencou para o ano letivo de 2023, como um dos eixos estruturantes das ações pedagógicos, a leitura, levando em consideração a importância do papel do professor em estimular nos estudantes, o gosto e o hábito da leitura. Salientou também que, o estudante que lê constantemente, possui melhores habilidades de comunicação e expressão, colaborando para torná-lo um cidadão consciente e crítico em relação aos seus direitos e deveres.

O projeto aconteceu, inicialmente, com a formação dos professores da rede municipal e se estenderá durante todo o ano letivo, por meio dos trabalhos realizados pelas escolas, através da leitura das obras literárias, adquiridas pela Secretaria. O encerramento será realizado no mês de outubro, com a presença dos escritores Antônio Schimeneck e Léia Cassol para os estudantes.