01 JUN 2023
SEC. SAÚDE
Profissionais de saúde fazem prevenção e diagnóstico do câncer bucal

O Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, lembrado na quarta-feira (31), foi marcado pela avaliação de lesões que podem estar relacionados ao câncer de boca, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo. A ação realizada pelas profissionais de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu na praça Albino Hillebrand.

Ao longo do dia foram feitos 37 avaliações sendo dois diagnósticos de possíveis lesões e dois casos suspeitos. Além do exame gratuito também houve orientações sobre os cuidados bucais. Entre as orientações, as pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Em caso de dúvida, recomenda-se procurar a unidade de saúde, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.