14 JUL 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SEC. SAÚDE
Governo Municipal promove capacitação

Uma importante capacitação promovida pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicacar), reuniu centenas de profissionais da assistência social, educação e saúde no auditório da Ulbra Carazinho para um momento único de ampliação de conhecimento no sentido de aprimorar os atendimentos voltados à primeira infância.

Com o tema “Um olhar que salva”, a formação objetiva, através de um olhar sensível, intervir no desenvolvimento de crianças no período de zero a 18 meses, prevenindo precocemente os riscos psíquicos que podem levar ao autismo e psicoses.

O evento iniciou nesta sexta-feira (14), com palestras ministradas pelas psicólogas Vivian Nolasco e Tatiana Vargas e terá continuidade na segunda-feira (17). Na abertura, foi relatado o importante trabalho de prevenção precoce realizado no Abrigo Professora Odila, com emocionantes depoimentos da equipe de profissionais destacaram as ações feitas no local.

Para a presidente do Comdicacar, Aline Zirbes, a qualificação é significativa. “Toda a rede de assistência está comprometida neste trabalho de cuidar da primeira infância. O conhecimento possibilita o diagnóstico de forma precoce”.

Já o prefeito Milton Schmitz salientou que o município possui um cuidado diferenciado com as crianças, onde as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde estão, diariamente, envolvidas nesta construção.

Ainda estiveram participando do evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz; vice-prefeita Valéska Walber; Dirigente Municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra; coordenadora de Educação Básica, Cristina Vieira; promotora de Justiça Especializada de Carazinho, Adriana Costa; defensora Pública, Daniele da Costa Lima.