Com o objetivo de destacar as ações de proteção socioassistencial e aproximar as famílias das equipes de referência do município, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social está realizando o Cras Itinerante.
A ação, realizada em dias alternativos informados com antecedência ao bairro a ser visitado, atende as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Além de fazer o encaminhamento aos serviços prestados pela secretaria, o Cras Itinerante também tem a finalidade de atualizar e/ou realizar o Cadastro Único – garantindo a inserção em diversos programas do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Para a secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, o município tem um olhar voltado ao cuidado social e o Cras Itinerante demonstra o compromisso da gestão em alcançar a população em vulnerabilidade social, levando todos os serviços, que vão além do repasse de benefícios sociais.
“Com o Cras Itinerante pretendemos inserir as famílias que até então não estão cadastradas no CadÚnico, bem como a promoção do acesso à renda aos que estão nos critérios, porém não contam com esta proteção. Também será possível incluir em atendimento e acompanhamento famílias cujas vulnerabilidades são relacionais, além de atuar de forma preventiva no território, serviços e benefícios socioassistenciais” explica.
O Cras Itinerante foi realizado nos bairros Oriental, Medianeira e São Lucas.