14 AGO 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SEC. SAÚDE
Carazinho adere ao programa Geração Consciente

A adolescência é cheia de descobertas, alegrias, dúvidas, medos e mudanças. Sem os recursos necessários para vivenciá-la de forma segura, prazerosa e consciente, as(os) adolescentes podem ter sua saúde física, mental e emocional prejudicada. E isso acontece especialmente quando meninas e meninos vivenciam dificuldades socioeconômicas ou problemas familiares.

No Rio Grande do Sul, 52,7% dos(as) adolescentes entrevistados(as) na pesquisa PeNSE (2019) relataram se sentir muito preocupados(as) com as coisas comuns do dia a dia na maioria das vezes ou sempre, demonstrando sinais de transtornos como ansiedade e depressão. Ainda 29,5% relataram sentir que ninguém se preocupa com eles e 19,7% afirmaram que a vida não vale a pena ser vivida – esse ponto afeta desproporcionalmente estudantes de escolas públicas (21%) com relação a estudantes de escolas privadas (10%). Com relação à saúde reprodutiva e sexual, 32% relataram não ter utilizado preservativo na sua última relação íntima.

Preocupados com a saúde dos seus escolares, Carazinho através das Secretarias da Saúde e Educação adere a mais um programa de Educação em Saúde para adolescentes das Escolas Públicas do Rio Grande do Sul, o GERAÇÃO CONSCIENTE.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizada por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS), Programa RS Seguro, UNESCO e UNIAIDS.

O Programa funciona como um jogo ao longo do ano letivo, as escolas participantes (com seus professores e alunos inscritos) realizam uma série de atividades culturais e educativas dentro das temáticas propostas.
1- Aprendizagem socioemocional
2- Violências e bulling
3- Direitos sexuais e reprodutivos

Por meio de ações de informação e educação em saúde, o Geração Consciente aposta no diálogo e na reflexão crítica para gerar consciência sobre alguns dos principais desafios que os(as) adolescentes vivenciam.

No município foram selecionadas 10 escolas que participarão do programa:
-EMEF Presidente Getúlio Dornelles Vargas
-EEEM Marquês De Caravelas
-EMEF Eulália Vargas Albuquerque
-EMEF Patronato Santo Antônio
-EEEM Ernesta Nunes
-IEE Cruzeiro Do Sul Oniva De Moura Brizola
-EMEF Alfredo Scherer
-EEEB Erico Verissimo
-EMEF Presidente Castelo Branco
- EMEF Dr Piero Sassi

Um grupo formado por representantes da SMEC, Marcia Menta, Secretaria de Saúde, Cibele Soliman e CRE, Angélica Schneider estão coordenado as atividades que iniciaram nos dias 09 e 10/08 com uma formação para os professores participantes.

As 3 escolas mais bem classificadas do estado serão premiadas ao final do programa com equipamentos, bens ou reformas estruturais e um rodízio de pizza para os alunos ganhadores.

Para a secretária Anelise o projeto vai contribuir muito para o conhecimento e a conscientização dos adolescentes dos cuidados com a sua saúde na integralidade e o exercício da cidadania.