03 SET 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Educação Fiscal presente no dia a dia da EMEI Kênia Setti

Partindo da importância da Educação Fiscal desde a primeira infância, os profissionais da EMEI Kênia Setti, envolveram as 305 crianças, que frequentam o turno regular ou integral, nesse importante eixo que faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação 2018. Atividades diversificadas foram motivo de aprendizagem, conscientização, misturadas à brincadeira, à família e à cidadania.

As educadoras trabalharam com os pequenos alunos várias atividades   que envolveram também, o eixo sustentabilidade como os brinquedos construídos pelas famílias com material alternativo que foram utilizados na organização de uma lojinha estimulando os bebês consumidores à compra, valendo-se de minicédulas de dinheiro.

Outra turminha ouviu a história “Zequinha e a porquinha poupança”.  Na atividade, além de material e produção do cofre, as famílias receberam orientação de economia do dinheiro e da importância da nota fiscal.

A importância de exigir nota fiscal, foi assunto na turminha de dois anos.  Um cartaz ilustrou os passos que o pequeno consumidor e sua família devem seguir na compra de produtos.

Não foi menos divertido e informativo o mercadinho fictício criado pelas monitoras dos alunos de 2 anos do turno integral, onde foi desenvolvida uma oficina pedagógica.

Uma sessão de cinema e pipoca foi outra atividade bacana onde cada aluno teve de usar cédulas de dinheiro sem validade para “comprar” a entrada do cinema e a pipoca consumida.

Já, as turmas de 4 e 5 anos, aguçaram a vontade de comprar os deliciosos cupcakes e bolo, cujas receitas foram previamente trabalhadas em uma aula de culinária desenvolvida pelas professoras das turmas. Estes, são apenas alguns exemplos de um amplo projeto realizado em todas as turmas da escola.

Conscientizar o aluno e a comunidade escolar do valor socioeconômico do recolhimento do tributo, o exercício da cidadania e o controle da aplicação dos recursos públicos está sendo alcançado com sucesso na escola, frisa a coordenadora pedagógica Angelita Ribeiro Araújo.

A diretora da escola Debora Elis Estery comprova com satisfação o trabalho que vem sendo realizado sobre o importante tema Educação Fiscal.