30 AGO 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Biblioteca: 46 anos incentivando leitores

A Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho completa neste dia 29, 46 anos. Para marcar a data, uma intensa programação vem sendo realizada desde o início da semana.

Nesta quarta-feira, as comemorações aconteceram à tarde na biblioteca e contaram com diversas atrações.

Ao iniciar as comemorações, o coordenador da biblioteca, Lúcio Martins Pinto, agradeceu a todos os envolvidos para que esse evento comemorativo acontecesse, destacando a importância da leitura em todas as idades. “Hoje a biblioteca está em festa e queremos dividir esse momento com todos. Sabemos que a leitura contribui muito para a formação das pessoas, independente de idade, nunca é tarde para começar a ler e para nós, que trabalhamos com esse tema no nosso dia a dia, é muito gratificante poder comemorar os 46 anos da biblioteca junto de tantas pessoas que também fazem o dia a dia desse local”, destacou.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, parabenizou os servidores da biblioteca pelo trabalho realizado no decorrer do ano, estendendo os cumprimentos a todas as escolas municipais que também incentivam os alunos ao hábito da leitura.

Logo após, o escritor e professor de Língua Portuguesa, colaborador da biblioteca, Lourival Limberger, fez um breve relato sobre a história da Biblioteca Pública.

ATRAÇÕES

Durante o evento, o público foi agraciado com uma série de atrações que buscaram valorizar a cultura e os artistas locais.

A professora, advogada e escritora Eva Maria Severo Dos Santos, apresentou e doou uma edição do seu livro infanto-juvenil “Ramir e Cristal”.

A escritora carazinhense Marinilce Schmitz, apresentou poemas de sua autoria.

Alunos da EMEF Rufino Leal e da EMEF Pedro Pasqualotto, declamaram poemas e cantaram, animando o público.

Alunos do Coral Municipal também apresentaram músicas que ensaiaram especialmente para a ocasião.

A professora e contadora de histórias Jacqueline Daudt, do Projeto Pinóquio, envolveu o público contando a história de um rei que não compartilhava nada.

Os tradicionalistas Darci Vieira e Antônio Tozzi tocaram e interpretaram músicas gauchescas.

Os músicos Cilon Costa e Camelo, também tocaram várias músicas, algumas de autoria dos próprios músicos.

Dentre outras autoridades e convidados, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Dêninson Costa, a secretária-adjunta de Educação Lucimara Monteiro, as servidoras do Departamento Municipal de Cultura Silvana Freitas e Nancy Da Cruz, coordenadores responsáveis pelos grupos de Terceira Idade do município, a coordenadora dos grupos Maria da Graça, o presidente da Academia Carazinhense de Letras Vogelmann Ervino, membros da academia, a personagem Vó Zéfinha, diretores de escolas municipais, imprensa e servidores da biblioteca.

A Secretaria Municipal de Assistência Social colaborou com o evento oferecendo um lanche especial aos convidados.

Autor: Assessoria de Comunicação

30/08/2018