18 JUL 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Programa Pinóquio: a propagação da cultura por meio da Literatura

O Programa Pinóquio encanta e forma leitores há 10 anos em Carazinho e região, lugar povoado por histórias orais e escritas, desde o cunho folclórico às manifestações literárias de autores locais. Resgata personagens que são ícones na literatura brasileira e internacional, adaptando o enredo à realidade do leitor ou apenas mediando o texto. O projeto itinerante, no qual as escolas recebem as visitas de contadoras de história, mexe com o imaginário dos alunos e movimenta as 27 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Pertencente à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o projeto objetiva fomentar as práticas leitoras entre crianças, adolescentes e comunidade.

O programa conta com várias oficinas que envolvem práticas de leitura, sendo que cada atividade trabalha um autor diferente, conforme a faixa etária do público-alvo.

Segundo Jaqueline Daudt, contadora de histórias há 16 anos e precursora do Projeto Pinóquio, todas as personagens são apresentadas como elementos motivadores, e a metodologia contempla a contação de histórias e a mediação de leitura, que instiga à grande arte de quem ouve, de quem lê, de quem interpreta e ressignifica conforme a sua história.

O Programa possui uma sala de Práticas Leitoras, na Biblioteca Pública, local que atende a um extenso público da Rede Municipal de Ensino e também outras comunidades escolares da região.

Também tem como protagonistas duas contadoras, Jaqueline Daudt, desde 2008, juntamente com a estagiária do curso de Pedagogia da UPF, Vanessa Arentz.

O projeto itinerante também é uma atração deste ano, tendo encantado nesse primeiro semestre mais de dois mil estudantes. O programa, que leva como nome “O fantástico conto Pinóquio”, do escritor italiano Carlo Collodi, tem sido mais um sucesso, tanto que percorreu as escolas da Rede com a contação de histórias, declamação de poesias e buscou convidar os estudantes à leitura de diferentes gêneros. As agentes de leitura levam pequenos e grandes leitores a descobrirem outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser; assim, eles também ficam sabendo de História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo. “E então, o passeio do livro infantil vai girando e deixando para trás risos, cara de espanto, sustos, divertimento e inúmeras aprendizagens. Tanto para quem ouve como para quem conta”, relata Jaqueline.

Dentre os autores trabalhados neste ano, estão o gaúcho Simões de Lopes Neto, o encantador Jonas Ribeiro e ainda a grande contista Marina Colassanti.

O Secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, valoriza e admira o programa, dando suporte para que as atividades ocorram. “É um projeto significativo que trabalha diferentes gêneros textuais e vai ao encontro da formação de leitores desde a educação infantil. A leitura faz crescer, torna a sociedade mais cidadã, faz o sujeito ter conhecimento e usá-lo em seu favor. Receber uma visita que traz conhecimento e entretenimento na escola tem grande valor para as crianças”, destaca.