28 JUN 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Buscando mais aprendizados

O secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes e a secretária-adjunta, Lucimara Monteiro, estiveram nesta quinta-feira (28) na formação sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC promovida pela Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA. O evento aconteceu na sede da FAMURS, em Porto Alegre.

De acordo com o secretário municipal, o dia foi de muito aprendizado. "Estamos estudando e analisando para iniciar a reformulação do Plano Curricular e Projeto Político Pedagógico das Escolas da Rede Municipal de Ensino, sempre primando pela qualidade da educação municipal e almejando que nossos alunos sejam protagonistas do seu desenvolvimento", salientou.

Base Nacional Comum Curricular

Prevista desde a Constituição de 1988, a BNCC determina o que os brasileiros devem estudar na educação básica, da creche até o ensino médio, definindo o papel dos professores e das escolas nos sistemas educacionais, relacionando esses com os alunos e as suas famílias. Também auxilia no esclarecimento dos elementos fundamentais a serem ensinados nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.

A BNCC será implementada nas escolas a partir de 2019 (o prazo máximo é até o início do ano letivo de 2020). Mais redes, instituições e sistemas de ensino estão se preparando para a sua chegada desde já: a começar pela adequação dos currículos, atualização dos materiais, recursos didáticos utilizados e a capacitação da equipe docente.

Autor: Assessoria de Comunicação