26 JUN 2018
SEC. SAÚDE
Saúde Mental expõe números relacionados à dependência química no município

No dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas e o Serviço de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde promoveu durante a semana várias ações de prevenção ao uso de drogas.

Na manhã desta terça-feira (26), a coordenadora de saúde mental, Valéska Walber, acompanhada da secretária Municipal da Saúde, Anelise Almeida, recebeu no salão da saúde Mental, integrantes de diversos segmentos da Rede Municipal de Prevenção e Atenção à Dependência Química, onde foi apresentado dados sobre a atenção prestada no serviço e pesquisas acerca dos resultados e desafios encontrados durante a execução dos trabalhos.

Conforme Valéska, uma das atividades realizadas foi junto a empresas, orientando os funcionários sobre o combate à drogadição, para que estes levem as informações a suas famílias. “Depois dessas atividades, hoje reunimos a Rede de Atenção à Dependência Química e demais servidores da Saúde ligados à área, para apresentar o feedback, e assim nos unirmos nessa luta de combate às drogas. A partir dos resultados hoje apresentados, podemos pensar juntos trajetórias para fortalecer nossa intervenção ao longo do ano”, salientou.

NÚMEROS APRESENTADOS

Conforme levantamento de dados sobre a dependência química, desde o início deste ano até o mês de maio, a Saúde Mental encaminhou 75 liminares; 49 pacientes foram internados; 30 pacientes internados em clínicas com ordem judicial; 19 pacientes internados em clínicas de forma voluntária e 54 pacientes internados em hospital geral via regulação de leitos.

Durante o encontro, também foram apresentados dados sobre pacientes atendidos por dependência química no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), onde desde o mês de maio de 2017 até maio deste ano, o CAPSi proporcionou 156 atendimentos de consultas médicas a usuários de drogas e álcool; 19 internações hospitalares; 16 internações em Clínicas Especializadas; 240 pacientes receberam atendimento individual; 374 atendimentos de familiares; 135 visitas domiciliares; 53 grupos realizados com 206 adolescentes atendidos e 35 internações compulsórias.