08 JUN 2018
SEC. SAÚDE
Uma luta que valeu a pena

Com dois meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Armindo Francisco Capitânio superou em 22%, a meta de 4.500 atendimentos mensais.

No mês de maio, foram registradas 5.488 pessoas, sendo que no mês anterior, os números foram 4.977, desafogando o dia a dia no atendimento do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC).

Assim, a unidade localizada no bairro Operária, passa a ser reconhecida como modelo em gestão e de atendimento, tendo em vista que em dias normais, a espera não ultrapassa 30 minutos desde a chegada do paciente, quando ocorre o preenchimento da ficha, até a saída.

Conforme a secretária municipal da Saúde, Anelise Almeida, os bons resultados da UPA só reafirmam a importância da unidade no município. “A vinda da UPA proporcionou um alívio grande nas ESF’s e UBS’s que contavam com uma demanda reprimida. Hoje temos certeza que não podemos pensar Carazinho sem a UPA. Nossa luta valeu a pena”, garante.

Anelise lembra ainda que a Secretaria da Saúde está acompanhando diretamente todo o trabalho realizado na UPA, intermediando os atendimentos e fiscalizando para que tudo aconteça conforme foi proposto. “Mesmo com o bom atendimento que a UPA proporciona hoje, a cada mês, a secretaria busca fazer adequações para que o bom atendimento melhore ainda mais”, explica.

Classificação de Risco

A UPA Armindo Capitânio padronizou as ações com o Sistema de Triagem que determina a Classificação de Risco, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

A gravidade de cada paciente é classificada e registrada em uma das cinco cores, determinando assim a prioridade e, inclusive, o tempo para atendimento, de forma a não comprometer a saúde das pessoas.

O sistema de triagem define que o paciente classificado na cor vermelha deve ser atendido de imediato, em tempo zero, já que a Classificação de Risco permite que a população receba um atendimento humanizado e seguro. As demais cores: laranja, amarelo, verde e azul, devem ser atendidas em tempo máximo de 10 minutos, 1 hora, 2 horas e 4 horas, respectivamente.