28 MAI 2018
SEC. AGRICULTURA
Rede de Água é oficialmente entregue à comunidade de Cruzinha

Uma reivindicação de muitos anos foi atendida pela atual administração, trazendo novamente a esperança para inúmeras famílias do interior do município que já não acreditavam que a solução para a falta de água encanada em suas propriedades pudesse acontecer.

Graças ao esforço e dedicação das equipes das Secretarias de Agricultura, Planejamento e demais pastas envolvidas, a solução chegou.

Importante destacar no entanto, que graças também, ao total interesse do prefeito Milton Schmitz, em resolver problemas antigos do município, a trabalhosa realidade de 25 famílias das localidades de Cruzinha e Santa Terezinha, foi finalmente transformada. “Entramos nessa caminhada, porque acreditamos em um Carazinho que pode mais. Nosso compromisso será sempre buscar soluções para os problemas da comunidade. De nada adianta falar em soluções, é preciso agir para encontrá-las. É o que estamos fazendo”, afirma o prefeito.

Na tarde de sexta-feira (25), o prefeito Milton, acompanhado dos secretários, Aldrin Keyser (Agricultura), Jorge Dutra (Geral de Governo), do Procurador Jurídico do município, Antônio Azir, do diretor de Obras no Interior, Miltras Pasqualotto e dos profissionais do Planejamento, a engenheira Marli Van Riel e o projetista da secretaria, engenheiro Tarso Cadore, entregou oficialmente em Cruzinha a Rede de Água. Na próxima semana será a vez da comunidade de Santa Terezinha, comemorar a conquista desta luta antiga.

Uma das metas da Secretaria de Agricultura, conforme o secretário Aldrin Keyzer, é trabalhar para que todas as comunidades rurais do município, que estejam na mesma situação, consigam a Rede de Água. Algumas já possuem poços perfurados mas não tiveram em governos anteriores a continuidade dos trabalhos.

Fizeram acontecer o milagre

Nilze Esterys, mora em Cruzinha há 31 anos e há 15 esperava a solução para o problema da falta de água. “Temos poço, então, buscávamos água com litros para podermos tomar e fazer comida. Fizemos até uma cisterna de onde bambávamos água para dentro da caixa d’água. Todas as famílias aqui por perto tinham esse mesmo problema. perdemos muito gado por falta de água, a situação era complicada. Cada prefeito novo, a conversa era a mesma, eu fiquei muito descrente de que em algum momento teríamos água nas nossas torneiras, mas, o prefeito e sua equipe fez acontecer o milagre”, relata. “Tínhamos que fazer a limpeza da casa com somente um balde de água para economizar. Era difícil a situação. Acredito que faltou muita vontade do poder público, porque trocou vários prefeitos e cada governo novo, diziam que a água chegaria até aqui, mas não chegava. Antes de termos o nosso poço, tínhamos que pedir água para os vizinhos que já tinham construído o poço. Agora, finalmente temos água limpa, o que para nós é uma riqueza indescritível, uma alegria total, uma vida nova”, completa o marido de Nilze, Velcy Esterys.

Reconhecimento

O servidor público aposentado, Alberto da Luz Esterys admite “depois de tantas promessas, ninguém mais acreditava que teríamos água nas torneiras, já estávamos acostumados pegar água no poço, mas, hoje isso é uma realidade. Agora podemos nos esbaldar e aplaudir quem realmente resolveu nosso problema”.

28/05/2018
Rede de Água é oficialmente entregue à comunidade de Cruzinha