07 MAI 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Lançada a 2ª edição do Projeto Escola e Sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Ministério Público e a UNIBIO lançou na manhã desta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores de Carazinho, a 2ª etapa do Projeto Escola e sustentabilidade.

O Projeto que em sua primeira fase envolveu oito EMEF’s da Rede Municipal de Ensino, tem por objetivo fortalecer o hábito e o comportamento sustentável nas escolas, família e comunidade, além de proporcionar as mudanças de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis.

A efetivação do Escola e Sustentabilidade, cujo resultado da primeira fase contou com repercussão nacional, aconteceu em 2017 com a capacitação dos professores e o desenvolvimento das atividades (produção da Horta Mandala) nas escolas participantes:  Alfredo Scherer - Capitão Aristides - Piero Sassi - Eulália Vargas Albuquerque (Caic) - Patronato Santo Antônio -  Pedro Vargas - Pedro Pasqualotto e Políbio do Valle. Como reconhecimento do trabalho desenvolvido as EMEF’s foram contempladas com o Selo de Qualidade Socioambiental.

Nesta segunda edição, o projeto abrangerá além das oitos escolas, mais duas de Educação Infantil, a EMEI Santa Isabel e a EMEI Pe. Gildo sendo que entre os objetivos, conforme o Secretário de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, está a conquista do Selo Produto Orgânico Brasil ABNT. Para isto, cada escola participante, terá uma unidade de coleta de água, ou seja, caixas d'água de 10 a 20 mil litros, com filtro biodinâmico para irrigação das hortas orgânicas.

“Estamos felizes em poder dar continuidade neste projeto, pois estamos investindo   nas nossas crianças e jovens através de um tema fundamental que envolve um dos nossos principais eixos: a sustentabilidade”, afirma o secretário.

Entre as outras ações previstas destaca-se uma oficina de produção de áudio e vídeo com a doação para cada escola do Kit Adobe e do Kit Filmagem para produção cinematográfica de vídeos com foco nas metas do projeto, visitas técnicas para a continuação da Horta Mandala, do sistema de compostagem e da sensibilização com conteúdos socioambientais. Um diferencial importante nesta segunda etapa, será a parceria com algumas empresas.  No lançamento de hoje, estavam presentes representantes da Cotrijal e da Stara.

O custo estimado para o desenvolvimento do projeto Educação e Sustentabilidadé de R$ 154.305,00 (cento e cinquenta e quatro mil e trezentos e cinco reais), sendo R$ 49 mil (quarenta e nove mil) por parte do Ministério Público, 36 mil (trinta e seis mil) por parte da UNIBIO e R$ 51.550,00 (cinquenta e um mil e quinhentos e cinquenta reais) custeados pelo município.

Conforme o diretor presidente e responsável pelo desenvolvimento do projeto, o professor Rodrigo Berté, mais de duas mil pessoas deverão estar envolvidas nas atividades   nesta segunda edição.  Dia 19 de maio inicia a primeira, das três capacitações que serão realizadas com os diretores e professores das escolas integrantes.

Para a promotora Adriana Costa, iniciativas como esta gratificam pois são projetos que trabalham a questão ambiental na prática. “Fomentar ações que fazem os alunos permanecerem no ambiente escolar e ainda despertem neles uma consciência ambiental nos dá uma grande satisfação”, afirma.

O prefeito Milton Schmitz, destacou a importância do Escola e Sustentabilidade por fortalecer o hábito e o comportamento sustentável nas escolas. “Esperamos que esse projeto seja perene e, enquanto município, faremos todos os esforços para que tenha continuidade pois estamos trabalhando a conscientização, plantando uma semente que com certeza, dará bons frutos no futuro”, disse o chefe do executivo.

Participaram do evento diretores, professores, alunos das escolas integrantes, além dos coordenadores da SMEC e da diretora do Departamento do Meio Ambiente – DEMA, Camila Hüning.

Autor: Assessoria de Comunicação

07/05/2018