18 ABR 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Biblioteca promove atividade para crianças e adolescentes do programa Yacamim

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e a data que celebra o aniversário de Monteiro Lobato, 18 de abril, a Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho preparou um momento especial às crianças e adolescentes do programa Yacamim na tarde desta quarta-feira (18). Na ocasião, a equipe da Biblioteca recepcionou o grupo acompanhado dos orientadores sociais, a pedagoga Débora Boaventura e o professor de música, Roni Lopes, e apresentou os setores disponíveis para o público leitor.

A biblioteca possui uma recepção onde é possível fazer o cadastro para a retirada de materiais literários; um acervo completo de livros; um telecentro (Laboratório de Informática), além do Setor de Memórias, que guarda um histórico de jornais que mostram o desenvolvimento de Carazinho a partir dos anos.

A atividade contou também com uma linda apresentação do programa Pinóquio, que surpreendeu a todos com poesias declamadas e a contação da lenda gauchesca A morta do baile do autor José Simões Lopes Neto. Após a apresentação, foi entregue um gibi como lembrança pela data comemorativa.

O professor de música, Roni Lopes, falou que a intenção da visita é resgatar o hábito e o incentivo da leitura, para as crianças e jovens que participam do programa e estão em fase de formação. A pedagoga Débora complementou ressaltou a importância da atividade e falou do mini acervo de livros que se encontra na sede do Yacamim. “Quero que com essa visita eles percebam que possuem lá na sede uma riqueza cultural. Em tempos de tecnologia, os livros tem o poder de abrir diversas possibilidades”, salientou.

Ao final da atividade o grupo teve a oportunidade de entrar em contato com os livros do acervo e desfrutar do universo da leitura. Para quem deseja contribuir com o mini acervo do Yacamim, a pedagoga Débora destaca que é possível fazer a doação de livros diretamente na sede.

Dia Nacional do Livro Infantil

Em homenagem ao escritor brasileiro, José Bento Monteiro Lobato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decretou a partir de 2002, que dia 18 de abril seria o Dia Nacional do Livro Infantil. Monteiro Lobato foi o grande precursor da literatura infantil no Brasil, com a criação do personagem Jeca Tatu e eternizando os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.

18/04/2018
Biblioteca promove atividade para crianças e adolescentes do programa Yacamim