03 ABR 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC divulga projeto de Oratória Estudantil para alunos da rede municipal

Em torno de 300 alunos dos 9ºs anos da rede municipal de ensino lotaram o auditório da UPF Carazinho na tarde desta terça-feira (03) para o lançamento oficial do projeto Oratória Estudantil, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O projeto visa proporcionar aos estudantes, momentos de estudos e reflexão acerca dos temas de maior relevância social. De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, o projeto tem a finalidade de envolver e capacitar os jovens estudantes no sentido de oratória e desinibição. “A proposta é que estes estudantes se tornem futuros líderes. O tema que nós estamos trazendo é “Cidadania, qual é o meu papel?”, com ele queremos conscientizar os jovens sobre como fazer a diferença na sociedade, desde a escola à comunidade”, destacou o secretário.

Mestre em Direito do Estado, master e trainer em PNL, hipnoterapeuta e coach, o professor Ronaldo Laux apresentou uma importante palestra por meio da temática do projeto “Cidadania, qual é o meu papel?”. O professor destaca que a cidadania é um grande desafio em ano de eleição. “É muito importante tratarmos das habilidades de oratória, pois é fundamental que qualquer jovem exercite a capacidade de falar em público e de escrever.” Ronaldo ainda complementa que para você efetivamente ter a coragem de treinar, primeiramente é necessário ter atitude. “A atitude começa simplesmente pelo próprio corpo, em treinar o corpo e adotar uma postura de confiança, para depois na prática você realmente se sentir confiante, vencer o medo e mostrar aquilo que sabe”, afirma o professor.

Na próxima etapa do projeto, será realizada a produção de textos e o desenvolvimento da oralidade dos alunos para o concurso de oratória, com a coordenação das professoras de Língua Portuguesa e orientadores educacionais.

Estiveram presentes na divulgação do projeto, o secretário Geral de Governo, Jorge Dutra, representando o prefeito Milton Schmitz, orientadores educacionais, professores, alunos e o diretor da UPF Carazinho, Hélio Büllau.

03/04/2018
SMEC divulga projeto de Oratória Estudantil para alunos da rede municipal