29 MAR 2018
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Prefeitura e entidades buscam solução para problema dos trilhos

Nesta quarta-feira (28), o prefeito Milton Schmitz, acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Vanderlise Girardello, do procurador jurídico, Antônio Azir e da arquiteta da prefeitura, Eliane Orlandini, esteve em uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), para uma conversa sobre a questão dos trilhos de trem existentes no município.

Segundo o prefeito, na próxima quinta-feira (05), por intermédio do deputado federal Jerônimo Goergen, uma reunião com a direção da Rumo Logística, em Curitiba (PR), está agendada para tratar sobre as ações movidas pela antiga rede ferroviária para reintegração de posse de áreas em Carazinho onde há edificações, tanto familiares quanto comerciais próximas aos trilhos.

O prefeito explicou durante a reunião com as entidades, que essa preocupação do executivo existe desde que começaram a surgir sentenças, com municípios em situações semelhantes a Carazinho, em favor da Rumo. “Muitas residências aqui do município estão recebendo ações de despejo porque a Rumo está exigindo que prédios sejam demolidos onde não há o cumprimento dos 20 metros de cada lado na faixa de domínio, e mais 15 não edificantes, e isso tem nos preocupado muito, pois pode prejudicar muitas pessoas, além de atravancar o desenvolvimento de Carazinho”, explicou o prefeito.

Durante o encontro, o chefe do executivo reiterou a posição do município de expor para a Rumo Logística na semana que vem, a realidade da linha férrea na cidade, que não é mais utilizada, e pedir a desativação da linha que passa dentro do município. Se for necessário um novo projeto, a sugestão é de que a ferrovia passe por fora da cidade, dentro do que já existe do projeto da Ferrovia Norte-Sul, e que se crie um porto seco para a conexão. A ideia é de que a viação férrea seja até a BR 386 após o posto do Baixinho, atendendo Carazinho apenas até ali.

Antes do encontro com representantes da Rumo, com o auxílio das entidades, o executivo vai reunir mapas que comprovam as edificações ao longo da via férrea. Também será feito um levantamento fotográfico aéreo para registrar situações como o abandono de muitos desses trechos que hoje estão tomados pelo mato.

Todas as entidades de classe presentes apoiaram o executivo, e elaborarão em conjunto uma proposta com tais sugestões para a Rumo Logística que será entregue na semana que vem.

Além dos representantes do executivo e da ACIC, também participaram do encontro a CDL, Sindicato Rural, OAB, Sindilojas, Sindicar e CREA.

Autor: Assessoria de Comunicação

29/03/2018