16 FEV 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Palestra, homenagens e emoção na abertura do Ano Letivo da rede municipal

Com o objetivo de estreitar os laços administrativos e unir esforços em prol de uma educação de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Carazinho – SMEC, uniu-se aos municípios de Santo Antônio do Planalto e Ernestina, para realizar a abertura do ano letivo 2018. O evento que aconteceu na noite da quinta-feira (15) marcado pela criatividade e emoção, contou com mais de 500 pessoas entre autoridades, equipes diretivas, professores, funcionários e familiares que lotaram o Centro de Eventos da BierSite. A recepção da solenidade ficou por conta das integrantes da Brinquedoteca e do Programa Pinóquio que com alegria e bom humor receberam os convidados. A abertura oficial do Ano Letivo contou com a maravilhosa apresentação do grupo vocal Cantabelle acompanhado de seu regente, Flávio Daniel Kolling, com a canção “Pout Pourri Roupa Nova”.

Entre os momentos especiais, destaque para a emocionante homenagem à Sandra Citolin, a mulher pública, educadora brilhante e mãe de família, falecida no início do ano, com a canção “Amigos”, o grupo Cantabelle emocionou a todos. O prefeito Milton Schmitz junto a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Andréia Schmitz e o secretário de Educação e Cultura de Carazinho, Lucas Gabriel Lopes, entregou a família Citolin uma homenagem em agradecimento ao excelente trabalho realizado por Sandra em prol da Educação.

Após o momento de homenagem foi formada a mesa oficial da cerimônia, com a presença das seguintes autoridades: prefeito Milton; primeira-dama e secretária da Assistência Social, Andréia Schmitz; secretário de Educação e Cultura de Carazinho, Lucas Gabriel Lopes; prefeito de Santo Antônio do Planalto, Élio Gilberto Luz de Freitas; secretária de Educação de Santo Antônio do Planalto, Roseli de Oliveira Arendt e secretária de Educação de Ernestina, Ingrid Worst.

Ao se pronunciar, o secretário de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes, falou sobre o grande desafio que será substituir Sandra Citolin. “Não foi fácil chegar na Secretaria de Educação, local onde muitas vezes estive com ela (Sandra), para discutir, propor e planejar ações significativas e inovadoras para nossos professores, escolas e a educação de Carazinho. Aceitei este grande desafio com a consciência de que não é uma tarefa fácil, mas tenho exemplo e vivência na família, tenho experiências de escola e de universidades, de trabalho com lideranças jovens, mas acima de tudo, tenho humildade, amor, paixão e um imenso querer de buscar, de mergulhar em informações e leituras, em participar de estudos, pesquisar, partilhar e trocar ou reinventar metodologias e projetos inovadores, juntamente com todos os professores, equipe da Educação, funcionários, alunos e toda a comunidade.”

O prefeito Milton Schmitz cumprimentou a todos presentes e destacou o grande desafio que o secretário terá pela frente. “Secretário Lucas, será um desafio gigantesco substituir a Sandra, mas tenho convicção que a nossa decisão foi extramamente acertiva. Olhando para platéia enquanto você falava, vi o olhar de aprovação e de felicidade de todas essas professoras, funcionárias e coordenadoras. Tenho certeza que com essa equipe nós vamos vencer, até porque a Sandra estará nos iluminando nesse caminho.” Milton ainda falou da importância da educação. “O futuro do país passa necessariamente por uma educação de qualidade, porque na sala de aula nós formamos o caratér, formamos as pessoas e a nossa cidade está dando um passo gigantesco investindo em Educação. Estamos caminhando a passadas largas para construírmos esse Carazinho melhor para todos”, ressaltou o prefeito.

O prefeito de Sto. Antônio do Planalto, Élio Gilberto Luz de Freitas e a secretária de Educação do município, Roseli de Oliveira Arendt realizaram a homenagem aos professores: Ivete Aparecida Griebler; Solange Ema Muller; Liler Luersen Maciel e Valdir Azambuja Costa.

Na sequência, os servidores públicos municipais que completam em 2018, 25 e 30 anos de serviços prestados ao município de Carazinho também foram homenageados. As placas comemorativas foram entregues pelo prefeito Milton, primeira-dama Andréia e o secretário de Educação e Cultura, Lucas Gabriel Lopes.

25 anos – Carazinho: Clarice Mello Fragoso; Elenita Tonon Rodrigues Libert; Rosane Maria Bernardi e Verônica Fabro.

30 anos – Carazinho: Angela Maria Padúa; Dair Menezes dos Reis; Denise Cristina Freitag Chaves; Estela Maris Junges; Geneci da Cruz Zang; Gilnara Camargo Leal; Jocélia Oliveira dos Anjos Mattos; Lisiane Dupont; Luciana Basso; Marcia Helena Pereira Smaniotto; Maria Beatriz Trevisan; Maristela Carnizella Bochese; Nilcéia Aparecida Lopes; Oracélia Margarete Silva Farias e Roseli Maria Dalpizol de Camargo.

O ponto alto do evento, foi a palestra ministrada pelo professor PhD em Filosofia e História da Educação, Gabriel Perissé, abordando o tema “Os sete pecados capitais e as Virtudes da Educação”. Perissé através de uma linguagem dinâmica falou os pecados capitais (Avareza, ira, soberba e inveja, luxúria, preguiça e gula) para analisar a formação dos educadores, explorando a necessidade da virtude.

Autor: Assessoria de Comunicação

16/02/2018