25 NOV 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto Escola e Sustentabilidade encerra qualificando escolas com Selo Socioambiental

A manhã deste sábado foi especial para quem participou e acompanhou o projeto Escola e Sustentabilidade durante o ano letivo.  Um momento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas oito escolas da rede municipal que foram contempladas com o selo de qualidade socioambiental.

A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da UPF Carazinho e contou com a presença do professor Rodrigo Berté, idealizador do projeto, diretoras, coordenadoras, professoras e alunos das escolas participantes, além do prefeito Milton Schmitz, secretária de Educação e Cultura, Sandra Citolin, secretária de Saúde Anelise Almeida, e promotora Adriana Costa. Este projeto é uma parceria entre SMEC, UNIBIO, Ministério Público, Promotoria Especializada de Carazinho e UNINTER.

O Escola e Sustentabilidade tem por objetivo fortalecer o hábito e o comportamento sustentável nas escolas, família e comunidade, além disso, visa proporcionar as mudanças de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis.

A efetivação do projeto aconteceu em 2017 com a capacitação dos professores e o desenvolvimento das atividades nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal que participaram.

O professor Berté, ressaltou que Carazinho abraçou o projeto de forma impressionante e que isso reflete a sintonia e a vontade de fazer de todos os envolvidos. “Se não fosse vocês o projeto não teria acontecido. O meu papel foi apenas estimular, motivar e orientar. Mas quem realmente fez acontecer, foram todos vocês que são o brilho das escolas”, referindo-se aos alunos, professores e diretores.

“O selo de qualificação de Escola Sustentável. significa mais que o resultado produtivo das hortas, nos credencia para buscarmos projetos em qualquer parte do mundo para apoiar esta iniciativa. É com essa consciência ambiental que nós, aqui em Carazinho, lá na escola, começamos a salvar o planeta”, afirma a secretária Sandra.

O prefeito Milton Schmitz, parabenizou o empenho de todos e ressaltou que o   reconhecimento é resultado do trabalho.  “Quando fazemos algo que nos motiva, que acreditamos, como a formação de uma consciência sustentável, trabalhamos com o coração e o reconhecimento é consequência. Estamos fazendo a nossa parte”.

Escolas participantes: Alfredo Scherer - Capitão Aristides - Piero Sassi - Eulália Vargas Albuquerque (Caic) -  Patronato Santo Antônio -  Pedro Vargas - Pedro Pasqualotto e Políbio  do Valle.

25/11/2017