17 NOV 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Prefeito reúne entidades esportivas para apresentar Lei de Incentivo do Estado e alavancar o esporte local

Conhecedor dificuldades enfrentadas pelas entidades ligadas ao esporte no município e sendo, particularmente, um praticante e incentivador da prática esportiva, o prefeito Milton Schmitz oportunizou na manhã de terça-feira (17)   em seu   gabinete um encontro com representantes de entidades esportivas com o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Victor Hoss Ames.

“Precisamos avançar no esporte que é um compromisso pessoal meu e de nossa base de governo e para isso vamos aproveitar as oportunidades que são abertas através de programas do governo do estado”, afirma o prefeito destacando que este é o principal objetivo da reunião, conhecer o Pró-Esporte RS (Lei de Incentivo ao Esporte) para através do Programa e a elaboração de bons projetos obter recursos que venham ao encontro das necessidades das entidades.

Para demonstrar a importância deste Programa que beneficia entidades não governamentais na forma de incentivo fiscal do ICMSe o que pode representar para o desenvolvimento do esporte no município, o chefe do executivo utilizou a Eletrocar como exemplo. O prefeito explica que a Eletrocar, que estava financeiramente abalada, através de ações   sérias, planejadas e de uma administração comprometida   em buscar soluções, hoje, com a venda das Usinas e o   parcelamento da dívida em 120 meses, está recuperada e recolhendo mensalmente mais de 2 milhões em ICMS. Desse valor, conforme a Lei de Incentivo a empresa pode aplicar 3% no esporte local o que representaria mais de R$ 60 mil. Esse exemplo vale para outras as empresas.

“Estamos aqui, com o apoio da nossa Câmara para   construir um Carazinho melhor para todos. Queremos que as coisas aconteçam e para isso nossa equipe está a disposição de todas as entidades, através do diretor do Departamento de Esportes CMD – Adrianao Diefenthaeler para orientar no que for possível.”, disse.

O diretor de Esportes do Estado também ficou durante a tarde   em Carazinho assessorando e esclarecendo dúvidas sobre o Programa Pró- Esporte.  “Nosso governo não é de conversa, mas de realizações e compromisso”, acrescenta o prefeito.

Programa Pró-Esporte RS LIE

A falar sobre o Programa o Diretor de Esportes do Estado, Vitor explicou   que as   entidades   esportivas sem fins lucrativos que possuam CNPJ podem participar com três projetos distintos ao ano.

Podem ser requisitados recursos para eventos sociais desde que sejam na área do esporte, escolinhas de futebol e também para infraestrutura como cobertura de uma quadra, cercamento, construção de quadras entre outros.  Deixou claro no entanto, que os recursos não podem ser utilizados para pagamento de atletas.

Através da criação do sistema informatizado do Pró-Esporte, é garantido a transparência e capacidade de gerenciamento dos processos. Com a inovação, a tramitação será digital, evitando a necessidade de deslocamento de entidades do interior à capital para protocolo e apresentação de documentos.

As inscrições de projetos desportivos e paradesportivos no Programa de Incentivo ao Esporte já estão abertas. E podem ser realizadas através do endereço eletrônico www.proesporte.rs.gov.br.

Estiveram presentes também na reunião, além dos representantes da Fundescar, Pinheiro, Sercesa, Atlético, Escolinha Trianon, Tolotti, secretários Geral de Governo, Jorge Dutra, Procurador de Justiça do município, Antonio Azir, diretor do CMD , Adriano Diefentheler, Assessor do Secretário Márcio Biolchi,  Luiz Kunrath, Romano Guerra,  o presidente da Câmara,  Estevão Der Loreno,  os   vereadores  Erlei Vieira, Fábio Zanetti, Tenente Costa e  a campeã nacional de Muaythai, Regina Raber que pleiteia recursos para participar do Mundial  na Tailândia.

17/11/2017