13 NOV 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Programa Saúde na Escola tem ações significativas nas Escolas

O Programa Saúde na Escola – PSE tem promovido através da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria da Saúde, ações significativas de saúde e educação integral nas escolas do município. Na manhã desta segunda-feira (13) foi realizada com a participação da secretárias de Educação, Sandra Citolin e da Saúde, Anelise Almeida junto a comissão do PSE uma reunião para tratar do registro das ações que já foram trabalhadas nas escolas.

Programa Saúde na Escola – PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças e adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.

Escolas que participam

As escolas do município que estão participando do programa durante o ano de 2017, são: EEEM Ernesta Nunes, IEE Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola, EMEF João XXIII, EMEF Pedro Vargas, EMEF Dr. Piero Sassi, EMEF Alfredo Scherer, EMEF Pres. Castelo Branco, EMEF Pedro Pasqualotto, EMEF Eulália Vargas Albuquerque, EMEI Princesinha, EMEI Santa Isabel e EMEI Carolina Dal Castel.

Ações realizadas

Apartir da adesão com o Ministério da Saúde e Educação, as Escolas pactuadas desenvolvem ações, que são:

1. 1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

2. 2. Promoção da segurança alimentar, nutricional e da alimentação saúdavel;

3. 3. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS;

4. 4. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

5. 5. Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;

6. 6. Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

7. 7. Prevenção das violências e dos acidentes;

8. 8. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

9. 9. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor,

10. 10. Verificação da situação vacinal;

11. 11. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

12. 12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.