28 SET 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Biblioteca Pública e direção do PECAR promovem palestra educativa na EMEF Políbio do Valle

A Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho em parceria com a Direção do PECAR (Presídio Estadual de Carazinho), realizaram na quarta-feira (27), uma palestra na EMEF Políbio do Valle com o tema “A influência da leitura e do conhecimento para a prevenção de atos ilícitos”.

No primeiro momento, o coordenador da Biblioteca Lúcio Martins Pinto, agradeceu pelo pronto atendimento da direção do PECAR, por estar realizando atividades preventivas importantes aos educandos, sobre ilícitos, ou seja, tudo aquilo que é proibido por lei, o que contraria o Direito e a Justiça, os bons costumes, a moral social ou a ordem pública. O coordenador destacou a belíssima recepção dos alunos e da direção da escola, colocando-se à disposição e incentivando-os a prática da leitura.

Na ocasião, convidadas pela Biblioteca, a diretora do PECAR, Márcia Daumling e a agente penitenciária, Luciane Martins Romano, se proporam a estabelecer um diálogo entre crianças e adolescentes, visando a prevenção quanto ao uso drogas ilícitas e a prática de delitos, que podem ter como consequências o encarceramento. Durante a palestra, foi abordada a situação dos presídios, dificuldades, violência física e psicológica que a situação de encarceramento provoca na vida dos apenados, quanto das suas famílias. A diretora do PECAR ressaltou aos alunos a importância dos limites, disciplina, respeito aos educadores, sendo a família e a escola as bases da formação de cada um de nós. Além de explicar a importância da leitura para a formação pessoal, profissional e intelectual do ser humano.

Os alunos receberam por parte da supervisora da Biblioteca, Jussara Secchi, os procedimentos para tornarem-se usuários do seguimento, ou seja, documentos que são necessários apresentar, tempo de empréstimos dos livros, gêneros literários que são disponibilizados, bem como, os espaços que possui, destacando o Telecentro Comunitário e o Setor de Memórias (jornais como o de 1930).

Conforme a diretora do PECAR, na próxima semana, será realizada uma nova atividade com as turmas do 8º e 9º ano da Políbio do Valle.