15 SET 2017
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Acessuas, despertando sonhos

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas Trabalho, lançado no final de junho na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, devido a organização, planejamento e esforço da equipe que está a frente do programa, em dois meses de atividades, apresentou resultados importantes.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, destaca que em julho foram 123 atendimentos na Secretaria e em agosto 273, totalizando 396 pessoas que buscaram no período, informações sobre a elaboração de currículos e orientações de como conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Além dos atendimentos na Assistência, foram formados seis grupos e ministradas 14 oficinas para 127 usuários dos CRAS Floresta, Ouro Preto e CREAS. Cinco pessoas já conseguiram uma oportunidade formal de trabalho.

O Acessuas objetiva a autonomia das famílias usuárias da política da Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Entre as ações está a promoção de estratégias e medidas para enfrentar as vulnerabilidades sociais através da identificação e sensibilização dos usuários do sistema. Tem como eixos o desenvolvimento de habilidades pessoais na busca de um protagonismo, orientando e facilitando o acesso a oportunidades de trabalho.

Orientação e oficinas transformadoras

Os atendimentos são feitos pela parte da manhã e tarde, onde as pessoas são recebidas na Assistência Social ocasião em que são cadastradas no programa pela estagiária acadêmica de Recursos Humanos, Fabíola Hahn, e também recebem um atendimento especial e orientações da Assistente Social Daiane Silva Fortes e da Analista Comportamental, Franciele Renner de Souza. A tarde, acontecem as oficinas conforme um cronograma de trabalho que segue até novembro.

Conforme Franciele Renner de Souza, responsável pelas oficinas a ideia é trabalhar nos grupos o desenvolvimento de um protagonismo, estimulando a autoconfiança, o empodeiramento e, principalmente, mostrar que todos são capazes de conseguir o que estão buscando. “Estamos despertando sonhos”, disse Franciele.

As oficinas são momentos transformadores. Cada atividade realizada é uma descoberta, um aprendizado. “Trabalhamos com grupos operativos. O aprendizado vem da prática e o que tu sente nunca esquece. Por isso a importância da sensibilização e interatividade do grupo. Todos que participam de nossas oficinas tem um potencial a ser descoberto”, afirma.

Contato com empresas e parcerias

Paralela as oficinas, a Assistente Social do Acessuas, Daiane Silva Fortes, faz um trabalho de contato junto as empresas locais, explicando os objetivos do Acessuas e buscando parcerias para que recebam os currículos das pessoas que participam do Programa. Já foram visitadas 34 empresas que estão dispostas a receber os currículos. “Além de orientarmos de como elaborar um currículo apresentável, aconselhamos também de como devem se portar para uma entrevista de emprego, os cuidados que devem ter com a postura. Enfim, passar segurança é fundamental”, explica Daiane ressaltando ainda que equipe do Acessuas também conseguiu uma parceria com o SENAR, que disponibilizará vagas para diversos cursos e palestras.

Visita a empresas

Para que conheçam a realidade do mundo do trabalho estão previstas visitas de conhecimento a empresas. Uma delas aconteceu na terça feira (12) onde os grupos visitaram e conheceram todos os processos de produção da fábrica implementos e máquinas agrícolas Stara. Foi um momento especial de conhecimento em um ambiente de trabalho.

Precisamos acreditar que podemos conseguir”

Adriana da Rosa, 41 anos, mãe de quatro filhos, frequentadora do CRAS Ouro Preto, após meses distribuindo currículos pelas empresas da cidade conseguiu, pela primeira vez, um trabalho com carteira assinada no supermercado Coqueiros Glória. Para ela, o contato com a equipe do Acessuas foi fundamental para esta conquista. “Sou muito grata as meninas do Acessuas pelo atendimento que me deram e também pela sensibilidade em me ouvir e orientar. Acredito que um dos motivos de ter conseguido esse trabalho foi as mudanças que que elas fizeram no meu currículo melhorando as minhas informações e apresentação. Fui várias vezes na Secretaria de Assistência para conversar e sempre me sentia melhor depois que conversávamos. O trabalho que elas fazem com as empresas e com as pessoas é muito importante. Hoje consegui um trabalho na parte de limpeza do supermercado mas acredito que fazendo o meu melhor posso conquistar outras funções. O importante é acreditar que podemos conseguir”, reconhece Adriana.

Autor: Assessoria de Comunicação

15/09/2017