13 SET 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Escola CAIC conquista prêmio do Instituto Airton Senna

A EMEF Eulália Vargas Albuquerque - CAIC conquistou no mês de agosto o primeiro lugar em Carazinho e o segundo na região no curso de Letramento em Programação, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC e o Instituto Airton Senna - SP. A professora premiada foi Jussana Ferrari, que no mês de outubro, como prêmio participará em São Paulo de uma formação promovido pelo Instituto com as despesas todas pagas.

O curso teve início no mês de março deste ano, com término previsto para dezembro, sendo que tem como objetivos a formação de educadores da rede pública para implementação do Programa Letramento em Programação - Módulos Introdutórios, além de promover a apropriação do deste, desde sua proposta curricular, envolvendo práticas pedagógicas e ferramentas utilizadas; discutir a influência da Tecnologia na Educação, em especial o papel do professor neste cenário e compreender e vivenciar os conceitos, práticas e perspectivas de pensamento computacional.

De acordo com a professora, no Caic o curso envolveu 15 alunos, com metodologia híbrida, integrando momentos presenciais e atividades à distância por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Ferrari observa que o público alvo do curso são educadores do Letramento em Programação que estejam desenvolvendo o programa com turmas de módulo 1, sendo que em Carazinho participaram do mesmo três escolas pilotos, além do Caic as escolas Piero Sassi e Patronato Santo Antônio.

Os critérios avaliados, conforme a professora foram: Grupo no Facebook; questionário de perfil; fórum de apresentação o tutorial Schatch 1; tutorial Schatch 2; idéia inicial do projeto e projeto final, sendo que a professora obteve a pontuação máxima de 810pts. Atuando há muito tempo no Laboratório de Informática da escola a professora ficou muito feliz com o reconhecimento de seu trabalho.