12 SET 2017
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Prefeito e comitiva conhecem Unidades Móveis do Senai em Carazinho

Na manhã de terçã-feira (12), a convite da direção do Senai Carazinho, através do Gerente de Operações, Leando Pinno e do Coordenador de Educação e Tecnologia Luis Parker, o prefeito Milton Schmitz, acompanhado do secretários Jorge Dutra (Geral do Governo), Dêninson da Costa (Desenvolvimento), do presidente da Câmara Municipal Estevão De Loreno e Cleomar Silva,  assessor do vereador Daniel Weber, visitaram as duas Unidades Móveis do SENAI que estão instaladas em Carazinho e durante dois meses estarão ministrando cursos para a comunidade local e regional. Uma das carretas escolas é destinadas ao cursos básicos de Mecânica Automotiva e a outra ensina Panificação e Confeitaria.

As Unidades Móveis do Senai são escolas montadas em semirreboques (carretas), que permitem levar qualificação profissional a diversos municípios do estado, mesmo onde não existam unidades fixas do SENAI. Estas unidades contam com laboratórios, salas de aula e oficinas, equipadas com máquinas e equipamentos atualizados, além de diversos recursos educacionais.

Conforme o Gerente de Operações Leandro Pinno atualmente o SENAI-RS dispõe de 19 Unidades Móveis no Estado onde são ofertados cursos nas mais diversas áreas.

A principal característica deste formato segundo o gerente é a flexibilidade para atender às necessidades de profissionais de cada município nos mais diversos segmentos. “Uma das estratégias do Senai Nacional é trabalhar com a mobilidade, esse sistema possibilita atender segmentos de forma física e presencial sem a necessidade de construir estruturas onde seria necessária mobilizar recursos.  Com a mobilidade conseguimos agilização e economia além de podermos atender demandas pontuais. Isso porque as unidades móveis alcançam centenas de municípios atendendo empresas e usuários em diferentes pontos do Estado”, afirma Pinno.

A Unidade Automotiva oferece seis cursos básicos que possuem carga horária de 40 horas e ministra conteúdos como Ferramentas de Diagnóstico, Eletricidade Automotiva, Suspenção e Geometria, entre outros. Já o de Panificação, conforme o professor Paulo da Silva, a ideia não é só ensinar a fazer o pão para que a pessoa ingresse no mercado de trabalho, mas formar um profissional que possa, além de produzir o pão, entender a administração de uma padaria para quem sabe se tornar um empreendedor. As Unidades Móveis trabalham em média com 30 alunos por turma.

O prefeito Milton achou impressionante a estrutura das Unidades Móveis compartilhando a ideia de que as unidades são uma forma prática e econômica de levar cursos de profissionalização aos municípios atendendo dessa forma, as demandas profissionais de cada região.  Após um Café da Manhã com produtos produzidos pelos alunos da Unidade de Panificação, o gerente entregou um projeto de parceria ao Prefeito e ao presidente da Câmara, que será estudado por ambos.

Autor: Assessoria de Comunicação

12/09/2017