22 AGO 2017
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Planejamento tem quatro projetos aprovados por unanimidade na Câmara de Vereadores

Foram aprovados por unanimidade pelo Plenário na sessão de ontem da Câmara de Vereadores quatro projetos de autoria do Executivo Municipal elaborados pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas. A aprovação unanime demonstra o reconhecimento dos vereadores da relevância dos projetos e sua importância para o desenvolvimento do município no que se refere a agilização, adequação, modernização e simplicação de processos na área urbanística.

Parcelamento do Solo

O primeiro deles dispõe sobre o Código de Parcelamento do Solo do Município. Ele visa melhorias no Código de Parcelamento do Solo, nas questões da redução de prazos de aprovações de projetos e processos, melhoramento e atualização da redação e descrição das mais variadas formas de parcelamento de solo, bem como a previsão legal para que o município possa aprovar projetos de parcelamento de solo na modalidade Condomínio Urbanístico para Fins Residenciais, visto a lacuna existente atualmente, o que impede a aprovação de empreendimentos nesta modalidade.

O projeto traz, também, a proposição de melhoria e atualização quanto às garantias hipotecárias a serem recebidas em favor do município, aumentando a segurança nas aprovações e reduzindo os riscos futuros para a municipalidade. Por fim, faz a previsão de entrega de arquivo digital dos projetos, além da versão impressa, a fim de melhorar e modernizar o processo de arquivamento de projetos.

Código de obras e edificações

O Projeto de lei que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do município também foi votado. Este visa à substituição do atual código de obras do Município, proporcionando melhorias nas questões da redução de prazos de aprovações de projetos, previsão de tolerância nas cotas para emissão do habite-se, previsão do uso de novos materiais nas edificações, alteração no cálculo de sanitários, flexibilizando a quantidade conforme a demanda. Além disso, prevê a obrigatoriedade da construção de passeio público em até sessenta dias após o habite-se e o pedido de alinhamento para a construção de muro. Tais alterações têm por objetivo trazer maior celeridade aos processos de aprovação, e atualizar a redação quanto aos novos materiais existentes no mercado.

Regulariza

O Projeto de Lei Regulariza (com emenda), que já estava na pauta para votação, propõe a regularização administrativa das edificações em desacordo com as normas urbanísticas e institui o Programa Regulariza da Construção Civil no município. O mesmo tem como objetivo dar uma oportunidade de um ano, a partir de sua promulgação, para que as edificações em desacordo com as normas urbanísticas possam se regularizar de forma simplificada.

A regularização de edificações pretende propiciar maior garantia de condições de segurança e estabilidade das mesmas, cumprimento de todo o processo administrativo legal e mitigar os impactos gerados pela irregularidade por meio da cobrança de contrapartida financeira ao município. Tal contrapartida está de acordo com o porte de Carazinho e é proporcional ao tipo de empreendimento (residências, condomínios por unidades autônomas, industriais, comércio, serviços, equipamentos públicos, privados e de uso especial) e difere das taxas cobradas habitualmente para uma aprovação dentro das normas urbanísticas normais, a fim de diferenciar as situações e não representar um estímulo à desobediência da legislação atual.

Pavimentação Comunitária

Teve a unanimidade dos vereadores também, o PL 084/17, este institui e disciplina a pavimentação comunitária para execução de obras e serviços de melhoria urbana no município. É objetivo deste projeto promover o associativismo e participação comunitária nos planos de gestão administrativa, destinados à dotação de infra-estrutura das vias urbanas municipais; fomentar a iniciativa popular na melhoria e valorização de sua propriedade, através da execução de obras de pavimentação nas vias com testada à sua propriedade; melhorar a qualidade de vida da população: promover a integração, racionalização e otimização da infra-estrutura do município; incentivar a fiscalização da qualidade dos serviços e dos preços praticados na execução da obra.

Autor: Assessoria de Comunicação