15 AGO 2017
Semana Estadual da Juventude inicia com apresentação do Programa ID Jovem

A Semana Estadual da Juventude iniciou ontem, segunda-feira (14), em um encontro na Escola João Batista Sorg que reuniu representantes dos Grêmios Estudantis, ocasião em que foi apresentado um novo benefício criado pelo Governo Federal, o ID Jovem. O encontro intermediado pelo presidente da Juventude do PMDB, João pedro Giaretta, contou com a presença da Coordenadora da 39ª Coordenadoria de Educação, Sandra Bandeira e de representantes do governo do estado.

Na ocasião Giaretta explicou aos estudantes que o programa Identidade Jovem traz uma série de benefícios com o objetivo de auxiliar os jovens a ter acesso a eventos culturais, transporte interestadual e outros eventos, pagando somente meia-entrada. O benefício será concedido através de um documento de identificação virtual pessoal e será destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos.

A Coordenadora Sandra Bandeira destacou a importância dos jovens para o futuro do país. “Não é por acaso que convocamos os Grêmios Estudantis das escolas para estarem aqui. Os Grêmios são nossas lideranças e são convocados para serem disseminadores dessa nova política do governo para a juventude”, disse Sandra. O Diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Ricardo Bass, falou mais detalhes sobre este novo benefício que o governo está oferecendo aos jovens.

Antes do encontro no Sorg a equipe do Governo do Estado esteve no Gabinete conversando com o prefeito Milton Schmitz.

Como funciona a ID Jovem?

A ID Jovem é um documento de identificação pessoal para jovens de 15 a 29 anos. De posse deste documento que será digital, o cidadão poderá ter acesso a vários eventos pagando somente o valor referente a metade do evento.

O documento dos jovens será virtual e controlado pela Caixa Econômica Federal, que ficará responsável também em desenvolver a página da web e aplicativo que permitirão aos jovens o acesso às informações sobre o benefício, além de consulta, alteração e emissão de segunda via do documento, tudo através do celular.

Quem direito a Identidade Jovem?

Para ter direito ao documento da ID Jovem, além de compra idade entre 15 a 29 anos, é obrigatório que o cidadão comprove também renda familiar de até dois salários mínimos.

Para que tenha direito a identidade, é obrigatório também estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um sistema que controla o cadastro dos dados de cidadãos de baixas rendas no Brasil.  É necessário estar com dados atualizados no sistema nos últimos 24 meses.

Através da análise dos dados do sistema, o Governo poderá identificar quais são as famílias que tem direito a benefícios sociais, como Bolsa Família, Salário Família e agora também o Identidade Jovem.

Autor: Assessoria de Comunicação

15/08/2017