02 AGO 2017
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Inicia processo de estruturação do Departamento de Saneamento

O prefeito Milton Schmitz juntamente com os secretários Alexandre Capitânio (Obras), Maria Martins Meyer (Planejamento) e Dêninson da Costa (Desenvolvimento), oficializou na manhã de segunda-feira (31), o início da estruturação do Departamento de Saneamento Básico do município. Os engenheiros, Marli Van Riel e Tarso Cadore (Atendente de Pavimentação), ambos servidores da secretária do Planejamento, também presentes na reunião, passam a compor a equipe da Secretaria de Obras com o desafio de estruturar, com o suporte das demais secretarias, o departamento. “A etapa de fazer o Plano Municipal de Saneamento já foi cumprida, a criação de diretrizes conforme lei municipal também, agora vamos para a etapa de execução que é dar corpo a esse departamento que trabalha em transversalidade com o meio ambiente e outras áreas. É muito importante neste momento que nos aproximemos na estruturação desse departamento visto que o Plano Municipal de Saneamento prevê principalmente, atividades ligadas ao meio ambiente”, pontua a secretária Maria.

Entre os objetivos principais do PMSB estão promover e preservar a Salubridade Ambiental, contribuindo para que as obras e ações realizadas entre os segmentos (água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais) aconteçam de forma harmônica e integrada, visando o controle de doenças, a promoção de saúde, conforto e bem-estar do cidadão.

O departamento irá trabalhar com os quatro eixos do saneamento básico conforme o PMSB que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial. A ideia, conforme a secretária, é aproximar estas atividades que hoje já estão na ordenação da secretaria de Obras mas que envolvem também o Desenvolvimento através do DEMA, o Planejamento e a ainda assessoria Jurídica. “A administração está dando um grande passo iniciando a estruturação do Departamento que deverá ter além dos dois profissionais, uma equipe maior com suporte administrativo, ouvidoria e projetos”, acrescenta.

O prefeito Milton Schmitz destaca a importância do Departamento. “É fundamental adequarmos os quatro eixos pois precisamos olhar para questão ambiental, a questão do lixo entre outros aspectos. É um passo enorme que estamos dando aproximando a secretaria de Obras que com certeza poderá, com a devida infraestrutura e a interligação dos departamentos das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento, dar efetivamente a atenção que essa área precisa”, afirma.

Autor: Assessoria de Comunicação