31 JUL 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Prefeito Milton Schmitz e secretários de Governo participam do Ideias na Mesa da ACIC com engenheiro do DNIT

Na tarde desta segunda-feira (31), o prefeito Milton Schmitz junto aos secretários de Governo, Maria Meyer (Planejamento), Dêninson Costa (Desenvolvimento) e Adroaldo De Carli (Fazenda) participou do Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), na qual tinha como convidado o engenheiro, Alexandre Briance Leite, da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) de Cruz Alta.

Na ocasião, Leite apresentou um panorama institucional da autarquia, que é sucessora do extinto DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). Conforme o engenheiro, a principal diferença entre a antiga autarquia e a atual é que o DNER possuía autonomia e equipamentos próprios e o DNIT funciona mais como um mediador, uma vez que todas as obras que realiza são terceirizadas. "Trabalhamos com contratos de manutenção e contrato de obras, como viadutos, pontes e duplicações. A maior demanda é de manutenção, tanto para corrigir defeitos na pista, como tapa-buracos e barrancos", explica.

Sobre a infraestrutura das rodovias da região, o engenheiro relatou que existe uma questão burocrática que muitas vezes atrapalha o avanço das obras. "Nem sempre o mesmo valor que é empenhado para a melhoria dos trechos é liberado pelo Governo para que ela se efetive. Assim como alguns departamentos, como de sinalização, por exemplo, têm seus empenhos liberados integralmente, mas isso só pode acontecer quando o trecho estiver pronto. Acaba sendo um entrave", disse.

O prefeito agradeceu a parceria do DNIT com o município, enfatizando a importância para o desenvolvimento de Carazinho.