18 JUL 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Construindo a melhor versão do Futuro

O auditório da UPF Carazinho esteve lotado de professores e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino, na manhã e tarde de segunda (17), para o primeiro dia do Encontro Nacional de Educação ''Construindo a Melhor Versão do Futuro'', organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC.

A secretária Sandra Citolin destacou que nesses dois dias todos estarão imersos na inovação, na neurociência na prática da educação da criança, na cultura transformadora, na educação fiscal que permite o exercício da cidadania, no espírito empreendedor quem verte talentos natos e na sustentabilidade que cuida e preserva esse planeta.

Ressalta que o tema deste encontro, é o que o Executivo Municipal, através do prefeito Milton Schmitz, traçou como meta para o crescimento e desenvolvimento de Carazinho. Acrescenta ainda, que a SMEC num trabalho em rede com prefeito, vice-prefeito, vereadores demais secretarias, com os 450 professores supervisores, orientadores monitores e 250 funcionários está trabalhando incansavelmente com o conceito de uma Cidade Educadora.

“Sabemos e acreditamos firmemente que o desenvolvimento não acontece se não for pelos caminhos da educação. As 27 escolas, a Biblioteca Pública, o Museu Olívio Otto o CEMAE o Centro Cultural e todo o nosso território urbano e rural estão abertos e atuantes, comprometidos com as virtudes da educação. Os Desafios são inúmeros mas nesta caminhada, a certeza de que o que somos e o que fazemos, será capaz de tornar nossos quase seis mil alunos pessoas melhores para o mundo”, afirmou.

O prefeito Milton Schmitz na abertura do evento, disse estar muito satisfeito ao presenciar um auditório completamente lotado de pessoas comprometidas com a educação. “Este é o caminho para fazermos um Carazinho diferente”.

O clima de afetividade contagiou os participantes já na entrada do encontro com a recepção motivadora das meninas do Projeto Pinóquio e posteriormente, com a alegria da coordenadora da Brinquedoteca, Ivana Baú Machado, com sua magia. Também encantou a todos o momento cultural proporcionado pelos músicos da OSINCA.

Conhecimento que transforma

Um momento especial no primeiro dia do encontro foi a palestra de uma das maiores autoridades em educação do Brasil, o professor PhD Albino Moser da UNINTER Brasil que apesar dos seus 84 anos é um jovem da tecnologia. O professor falou com muito conhecimento sobre Mediação Pedagógica e Tecnológica em Ambientes Imersivos. Segundo ele, “se ensinarmos ao aluno um conteúdo pronto, tiramos dele o prazer da descoberta”.

Na parte da tarde o professor PhD Rodrigo Berté da UniBio falou sobre alguns conceitos de Neurociência, Neurolinguística e Comunicação de Alta Performance. O tema envolveu entre outras questões , doenças do cérebro como um entendimento do comportamento humano, área em que o professor já desenvolveu diversos trabalhos. O público pode contar ainda com a palestra sobre Educação Fiscal ministrada pelo coordenador da GEFE-RS Randal Guimarães.

Palestras mobilizam atenção de todos participantes

No segundo dia, o encontro ocorreu em dois locais paralelamente. No auditório da EMEF Patronato Santo Antônio para professores dos anos finais, diretores e orientadores do ensino Fundamental e na UPF, direcionado à professores, diretores, coordenadores da educação infantil, além de docentes dos anos iniciais, AEE, supervisores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental.

No auditório da EMEF Patronato Santo Antônio palestrou, Andrea Ketzer Osório da Editora Moderno que falou sobre “A Sustentabilidade Socioambiental na Sala de Aula” e o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Planalto, Patric Strapazzon ministrando a palestra sobre Empreendedorismo. “Relações Interpessoais no Cotidiano Escolar” foi o tema abordado por Marlise Vescosi da Editora FTB.

Na UPF o professor, Antônio Carlos Prestes Rodrigues da Editora Moderna falou sobre Cultura Afro-brasileira e Daniela Mattos da Editora SM, abordou a temática Currículo, Avaliação e Planejamento. Empreendedorismo foi novamente abordado pelo Gestor do Sebrae na UPF.

18/07/2017
Construindo a melhor versão do Futuro