07 JUL 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto nas escolas incentiva a Educação Ambiental

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, no contexto escolar, pois aos explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico, elas se tornarão cidadãos mais conscientes e preparados para proteger melhor o meio ambiente.

E com essa visão que um dos importantes projetos de sustentabilidade, reconhecido nacionalmente, o ESCOLA E SUSTENTABILIDADE está sendo desenvolvido em Carazinho em oito escolas da Rede Municipal de ensino. Fazem parte desta realização, as EMEFs Eulália Vargas Albuquerque, Patronato Santo Antônio, Alfredo Scherer, Capitão Aristides Gabriel Haeffner, Piero Sassi, Pedro Pasqualotto, Pedro Vargas e Políbio do Valle.

O Projeto é uma parceria entre a UNIBIO (Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade – Curitiba), o Ministério Público (RS), a Promotoria Especializada de Carazinho e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e objetiva levar atualização e aprimoramento das competências, saberes e habilidades do corpo docente de escolas sobre o tema Sustentabilidade, que faz parte também de um dos eixos da Secretaria de Educação e Cultura.

CAPACITACÃO E PRÁTICA

Lançado no final do ano de 2016, o projeto envolveu três encontros presenciais de capacitação com oito horas de duração cada um. O último encontro teórico de Educação Ambiental voltado a práticas pedagógicas de sustentabilidade nas escolas, aconteceu em maio no auditório da Secretaria de Educação e Cultura e contou com a presença do coordenador do Projeto Rodrigo Berté.

Após passarem pela capacitação, iniciou em junho a segunda etapa que envolve o desenvolvimento das atividades práticas como o processo de Compostagem e Hortas Mandalas nas escolas participantes. Além dessas atividades s escolas podem desenvolver outras, criando iniciativas próprias de Educação Ambiental.

Conforme a secretária de Educação e Cultura Sandra Citolin, diretores, professores e alunos das escolas estão extremamente motivados para realizar as ações. “É um trabalho interessante e fundamental para o desenvolvimento de uma consciência sustentável, motivadora e que estimula ações de cuidados ambientais”, reconhece.

PARCERIAS DE RESULTADOS

Satisfeito com os resultados dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas o coordenador, professor da UNIBIO e idealizador Rodrigo Berté explica que a ideia foi criar um programa voltado as escolas públicas onde elas pudessem trabalhar a interdisciplinaridade com o tema meio ambiente. Foi então que surgiu o projeto Sustentabilidade na Escola, sendo que um dos grandes parceiros da iniciativa o Ministério Público.

“Com a Constituição de 88 o Ministério Público passou a ter a tutela penal ambiental e nas ações civis públicas que estão no MP, algumas multas ou ações que seriam impagáveis se transformam em Programas de Ajustamento de Condutas. Sugeri através da UNIBIO fazer um projeto com as escolas. O Escola Sustentável nasceu dessa ideia e envolve capacitação, acompanhamento, material didático e supervisão de todo o processo. Acredito que em Carazinho vai ser um grande projeto piloto que dará muito resultado”, projeta.

Na última semana a secretária Sandra juntamente com a coordenadora pedagógica da SMEC, Janecir do Nascimento Marcon, acompanhou o coordenador Berté e a Promotora Adriana Costa em uma visita ao prefeito Milton Schmitz em seu gabinete. No encontro a importância do educação ambiental foi destacada assim como o a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido em todas as escolas que participam do projeto. Na ocasião o prefeito parabenizou todos os envolvidos, destacando a iniciativa da UNIBIO, o trabalho da SMEC e a parceria do MP através da Promotora Adriana, que tem sido uma grande apoiadora deste projeto.

O grupo visitou ainda a EMEF Patronato Santo Antônio. Conforma diretora, Rosane Panke os alunos estão trabalhando no momento na produção da HORTA MANDALA.

07/07/2017
Projeto nas escolas incentiva a Educação Ambiental