29 JUN 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto Escola Sustentável promove educação ambiental na EMEF Pedro Vargas

Na terça-feira (27) foi realizado na EMEF Pedro Vargas o processo de compostagem utilizando garrafas PET. A compostagem faz parte da construção da horta escolar totalmente orgânica, sendo uma das etapas do projeto Escola Sustentável ao qual a escola faz parte.

Os alunos dos anos iniciais participaram das atividades junto com suas professoras e o auxílio da professora de ciências, Daniela Wojahn, na ocasião cada turma pôde montar a sua composteira. “Sempre lembrando do reaproveitamento, da reciclagem dos resíduos que produzimos no nosso cotidiano. O processo de montagem é simples e o material utilizado foi uma ou duas garrafas PET, pedriscos, resíduos orgânicos, material seco, prego, meia de nylon, tesoura”, explica Daniela.

Para evitar problemas e a compostagem ocorrer naturalmente foi entregue para os alunos e professoras uma lista com os materiais que devem ser utilizados na compostagem e informado como proceder durante todo o processo de compostagem. A composteira foi construída a partir de uma caixa de madeira (caixa de fruta), onde foram observadas todas as etapas, materiais que podem e não podem ser compostados e os cuidados para a sua construção e sua manutenção.

Compostagem

O aumento na geração de resíduos sólidos tem várias consequências negativas: custos cada vez mais altos para coleta e tratamento do lixo; dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua disposição final; grande desperdício de matérias-primas. Por isso, os resíduos deveriam ser integrados como matérias primas nos ciclos produtivos ou na natureza. Outras consequências do enorme volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são: contaminação do solo, ar e água; proliferação de vetores transmissores de doenças; entupimento de redes de drenagem urbana; enchentes; degradação do ambiente e depreciação imobiliária; doenças.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos recomenda, entre outros métodos, o uso da compostagem para a reciclagem de orgânicos, como medida para diminuir a carga de aterros sanitários. A compostagem é uma degradação controlada da matéria orgânica, a partir do controle dos parâmetros de carbono, nitrogênio e oxigênio, com presença de bactérias aeróbicas que produzem um ciclo virtuoso de transformação de “lixo” em adubo. Desta maneira, 50% do lixo doméstico, que é o correspondente parte orgânica )restos de alimentos, verduras, legumes, frutas, grãos, tubérculos, podas de árvores, galhos, etc.), bem como os gerados na escola, restaurantes, varejistas de alimentos e outros, podem ter um destino ambientalmente correto com a implementação do método.

A compostagem é um processo que ocorre sem a intervenção humana. Na natureza os restos de animais, plantas mortos, são decompostos e transformados em húmus.

“ O destino do seu lixo pode mudar o destino do planeta!”

Autor: Assessoria de Comunicação

29/06/2017