22 JUN 2017
SEC. SAÚDE
Semana de Prevenção a Dependência Química: Desafios e Possibilidades

A Secretaria Municipal da Saúde através das entidades da rede de Atenção à Dependência Química de Carazinho irá promover na próxima semana atividades com a proposta de conscientizar sobre a dependência química e problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas.

Na segunda-feira, 26, Dia Mundial de Combate às Drogas haverá a panfletagem de conscientização, às 10h e 14h na praça central Albino Hillebrand.

No decorrer da semana as entidades da rede de Atenção à Dependência Química irão realizar diversas ações de prevenção e informação referentes ao tema em diferentes locais. As atividades serão direcionadas as pessoas que fazem parte das redes de atenção, educação e assistência social, orientadores de escola, agentes comunitários de saúde, representantes das unidades básicas de saúde, CREAS, CRAS, grupos e entidades que vão receber e aprimorar informações e dar continência a demanda da dependência como articular melhor os serviços com os encaminhamentos e demandas necessárias.

Já no dia 29 de junho,  acontece  na Câmara Municipal de Vereadores, o Seminário: “Desafios e Possibilidades no Tratamento da Dependência Química”, evento que contará com a presença da psicóloga e coordenadora da Saúde, Valéska Walber, promotora de Justiça, dra. Adriana da Costa, o médico, dr. Ruben Walter Branas Coelho, coordenadora da área de grupos de apoio da Cruz Azul, Edel Rosane Ristowe e um representante da Brigada Militar.

Confira a programação do Seminário

• 08:30h – Abertura

• 09:00h – Mesa Redonda: “Como atendemos a demanda da dependência química no nosso município”

• 09:05h – CAPSII

• 09:20h – CAPSi

• 09:35h – CREAS

• 09:50h – CRAS

• 10:05h – Cetrat

• 10:20h – Coffee Breack

• 10:30h – HCC

• 10:45h – YACAMIN

• 11:00h – AA

• 11:15h – Naranon

• 11:30h – NA

• 12:00h – Intervalo

• 13:30h – Painel: “Desafio e possibilidades no Tratamento da Dependência”

• 15:20h – Coffee Breack

• 15:30h – Momento MINDFULNESS – Com a psicóloga, Ceres Hartmann

Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness utiliza-se principalmente de técnicas de meditação.

• 15:40h – Aberto a debates

• 16:30h – Encerramento