12 JUN 2017
SEC. SAÚDE
Saúde promove evento visando fortalecer serviços direcionados a dependência química

Com o objetivo de iniciar a formação de uma rede de atenção a dependência química, foi realizada na última semana no salão do Serviço de Saúde Mental uma reunião que envolveu os serviços que lidam direta e indiretamente com o tratamento da dependência química. “ Foi um primeiro encontro onde participaram grupos de apoio, pessoas interessadas e que teve como objetivo aproximar essas realidades no sentido de unir esforços no que se refere a essa demanda”, explicou a psicóloga Valeska Walber, coordenadora do serviço de Saúde Mental.

Também pensando em somar esforços, Valeska coloca que na semana posterior ao Dia Mundial de Luta Contra as Drogas , 26 de junho, serão realizadas algumas ações e na data específica, a ideia é realizar panfletagens e outros eventos dentro dos grupos das entidades que trabalharão a questão da dependência química. “ Nossa intenção é trabalhar a prevenção e também divulgar os endereços e telefones onde as pessoas possam buscar ajuda se necessário”, explica.

Como resultado do primeiro encontro foi definido também, que no dia 29, tendo como local a Câmara de Vereadores a Secretaria da Saúde através da Rede de Atenção a Saúde Mental que envolve o CETRAT, Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, NARA-ANON , CAPS 2, CAPS Infantil e outros serviços que atuam direta e indiretamente com a dependência química, organizou um evento onde, no período da manhã, será explanado as atividades e as intervenções de cada serviço junto a realidade da dependência química. A ideia é mostrar como eles trabalham e como buscar ajuda. A tarde, um segundo painel fará uma abordagem sobre o cenário atual da dependência química . O encontro contará com debatedores local e de outros municípios.

O evento é direcionado as pessoas que fazem parte das redes de atenção a saúde , educação e assistência social, orientadores de escola, agentes comunitários de saúde, representantes das unidades básicas de saúde, CREAS, CRAS, pessoas, grupos e entidades que vão receber e aprimorar informações e dar continência a demanda da dependência como articular melhor os serviço com os encaminhamentos e demandas necessárias. “ Essa é a primeira ação de muitas que pretendemos realizar”, afirmou Valeska.