06 JUN 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Projeto realiza oficina de Educação Financeira para o Creati de Carazinho

O PROCON/MUNICIPAL de Carazinho, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) junto Faculdade de Direito (FD) da UPF e o Centro de Referência e Atenção a Terceira Idade (CREATI) de Carazinho realizaram na segunda-feira (05) uma oficina com o tema: “Hiperendividamento e educação financeira para idosos” visando o público da terceira idade que é atendido por estes diversos espaços institucionais da UPF.

A oficina aconteceu no Campus da UPF em Carazinho, visando articular as várias ações de parceria entre o Balcão do Consumidor, o projeto de extensão em educação financeira e o Creati. Participaram como palestrantes da oficina o professor Drº Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, do IFCH, que é o coordenador do projeto de extensão em educação financeira, a professora Ma. Vanderlise Wentz Baú que coordena o Balcão do Consumidor de Carazinho, a diretora do Procon Municipal, Marcia Bugs, bem como a coordenadora do Creati de Carazinho a professora Carmem Andrade.

De acordo com o professor, economista e sociólogo, Ginez de Campos “muitas das situações relacionadas à vulnerabilidade social e econômica do idoso são consequências da falta de conhecimentosna área financeira, no que tange ao planejamento do orçamento doméstico,que por sua vez explica em grande parte o aumento da inadimplência e do endividamento na terceira idade”.

Já a profª. Vanderlise Wentz Baú abordou o tema dos direitos do consumidor, bem como apresentou orientações de educação para o consumo voltado especificamente ao público idoso de forma a evitar situações de hiperendividamento. Segundo a profª. “Tem sido cada vez mais frequente a procura de pessoas idosas por orientação e auxílio no Balcão do Consumidor/Procon de Carazinho na questão do endividamento. Muitas vezes sequer eles conseguem relatar com precisão quais os empréstimos que realizaram e o quanto da aposentadoria foi comprometida com essas dívidas. Nesses casos nós fazemos uma busca junto às instituições financeiras e, uma vez localizadas as dívidas, fazemos a renegociação de modo que se adéque da melhor forma possível ao seu orçamento”.