02 JUN 2017
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Atividades do Maio Amarelo chamam atenção para Educação e Segurança no trânsito

O mês de maio chegou ao fim, mas a proposta para conscientização no trânsito do Maio Amarelo permanece durante todo o ano. Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e infrações no trânsito é tão importante, que até o sol que há dias não aparecia no município ameaçou dar as caras.

Na manhã e tarde dessa sexta-feira (02) a Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana através do Departamento de Trânsito com o apoio dos Centros de Formação de Condutores do município, realizou diversas atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Escolas presente no Maio Amarelo

A programação contou com a participação das escolas João XXIII, Pedro Pasqualotto, Rufino Leal, Castelo Branco, Cônego João Batista Sorg e o colégio La Salle marcaram presença na Carreta Escola, onde receberam informações e instruções através de palestras de conscientização relacionadas ao Maio Amarelo. As palestras foram conduzidas pelo vereador Tenente Costa, representando o CFC Weber, Everton Carvalho Silva representando o CFC Farol e Micheli Schuster, representando o CFC Sorriso.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também marcou presença com um gazebo de exposições de trabalhos desenvolvidos nas escolas durante o mês do Maio Amarelo.

Atividades realizadas

Durante a tarde foi a vez das crianças se divertirem e aprenderem lições na Escolinha de Trânsito, coordenada pelos fiscais de trânsito de Carazinho. Com a participação dos alunos do colégio Notre Dame o teatro de fantoches “Se essa rua fosse minha” organizado pela equipe de fiscais, chamou a atenção com interações e dicas divertidas sobre a segurança no trânsito.

O Departamento trouxe ainda, em seu gazebo, informações sobre os mitos e verdades do Etilômetro (bafômetro). Os CFC's Cará, Weber, Sorriso e Farol e o SEST SENAT distribuíram folders informativos e brindes para a população. No local também estiveram presentes o Serviço de Assistência Especializada (SAE) com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e os acadêmicos de Enfermagem da Ulbra com a verificação do IMC, pressão arterial e informações sobre DST's.

As crianças além de aprenderem sobre o trânsito, puderam conhecer as ambulâncias e o trabalho realizado pelo SAMU que estavam no local.

Prefeito e secretários prestigiam a ação

O prefeito Milton Schmitz prestigiou o evento e ressaltou a importância de conscientizar a todos sobre a segurança no trânsito. O secretário de Desenvolvimento, Dêninson da Costa esteve durante todo o dia acompanhando as atividades assim como o Diretor do Departamento de Trânsito, Luiz Leite.

Parcerias

O evento Maio Amarelo contou com a parceria da Brigada Militar; os CFC's Cará, Sorriso, Farol e Weber; CAPSEM; Comitê de Educação no Trânsito; Corpo de Bombeiros; SAMU; Secretarias de Educação e Cultura e da Saúde; SEST SENAT; TW Transportes e Ulbra.

Visita a Prefeitura

A equipe organizadora do evento coordenada pela assessora Sandra Dutra visitou os setores da Prefeitura na tarde desta sexta-feira, entregando lacinhos ao prefeito, secretários e funcionários, ressaltando a importância do Maio Amarelo.

Autor: Assessoria de Comunicação

02/06/2017