25 MAI 2017
SEC. SAÚDE
SAMU Carazinho completa 6 anos de serviços prestados a comunidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Carazinho completa nesta sexta-feira (26) 6 anos de serviços prestados ao município e região.

Conforme o coordenador da SAMU em Carazinho, Cleverson Metzdorf, O serviço de Suporte Básico realizou nesses 6 anos 8.828 atendimentos no município e nas rodovias que nos rodeiam, já o Suporte Avançado de Vida atendeu 3.593 atendimentos, e a Motolância 590 atendimentos, totalizando 13.011 atendimentos.

O inicio

No ano de 2010, através da administração municipal houve uma preocupação com as urgências e emergências do município, em função disso o executivo juntamente com o governo federal e estadual adotou um serviço especializado para esse fim, surgindo então o SAMU.

Foi então que em 26 de maio de 2011 dava-se inicio ao SAMU Suporte Básico em Carazinho. O coordenador explica que foi um ano de intenso trabalhos, com vários atendimentos clínicos e acidentes, onde toda a população pode usufruir um atendimento com qualidade.     Como a utilização do serviço foi intenso surgiu a necessidade de trazer um serviço mais especializado para o município. Para a criação de um Suporte Avançado foram selecionados em 2012 médicos, enfermeiros e condutores para atuar no serviço. Em 1º de abril iniciou o Suporte Avançado de Vida, com atendimentos clínicos, acidentes, transferência interhospitalares, entre outros.

Mais qualificação

Buscando constantemente um atendimento mais qualificado, e após muitas dificuldades, foi implantado no município em 2014, o Serviço de Motolância do SAMU, cujo objetivo é chegar o mais rápido possível aos atendimentos. A motolância é equipada com desfibrilador, podendo restabelecer e manter a vida até a ambulância chegar.

UTI Móvel

No inicio de 2017, através de um esforço conjunto a atual administração foi contemplada com mais uma ambulância de Suporte Avançado, uma UTI Móvel que veio auxiliar nos atendimentos e transferências do município.

Agradecimento

A Samu agradece a administração municipal em nome do prefeito Milton Schmitz, a secretária de Saúde, Anelise de Almeida, a Câmara de Vereadores e Hospital de Comunitário de Carazinho, pelo esforço diário para manter o serviço, que mesmo nas adversidades não medir esforços para manter a atividades.

Agradece também aos profissionais técnicos de enfermagem Catiuce dos Santos, Daniela do Carmo, Edson Barcelos, Fernando Cherer, Naihara de Oliveira, aos condutores Jaime Ribeiro, João Francisco de Jesus, Pablo Marcondes, Otávio Rocha, Eduardo Truss, Juanes Edivan da Rosa, Paulo Schwalbert, Paulo Bandeira, aos enfermeiros Cristina Schussler, Alcir Ferreira, Luana Catto de Oliveira, Renata Marangon e Cleverson Metzdorf e aos médicos Alessandro Polleto, Felipe Vasconcelos, Gustav Reinert, Antonio Piva, Fábio Reichert e Felipe Piva.

Autor: Assessoria de Comunicação