A Secretaria Municipal da Fazenda e Arrecadação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu junto ao Grupo de Educação Fiscal Estadual – GEFERS o Seminário sobre Educação Fiscal. Com o slogan a Tua Atitude Muda a Realidade, o seminário aconteceu na sexta-feira (19) no Teatro Sesc de Carazinho e reuniu cerca de 200 profissionais entre secretários da Fazenda e Educação e das áreas envolvidas em Educação Fiscal, ICMS e PIT, para uma reflexão acerca do financiamento do setor público, apresentando diversas ferramentas de incrementos das receitas do Estado, de planejamento e orçamentos públicos, além da fiscalização e o controle social, englobando uma perspectiva de mudança cultural.
O foco do Seminário conforme o coordenador da GEFERS, o auditor fiscal Randal Guimarães, é a cidadania. “Debatemos sobre a importância de se formar o cidadão, em função disso a parceria com a secretaria de Educação que está preparando as pessoas para o futuro”, afirmou Guimarães. Segundo ele, falar em Educação Fiscal com toda essa turbulência que o país está vivendo é uma grande oportunidade. “Talvez seja o momento de fazermos uma parada. Fechar um ciclo e começarmos um outro de formação de cidadania”, refletiu.
O presidente da Câmara de Vereadores, Estevão De Loreno salientou a importância de um Programa de formação do cidadão desde cedo nas escolas através da Educação Fiscal.
“Que as nossas crianças aprendam a ser cidadão, aprendam a participar cada dia da construção das nossas cidades, do nosso estado e governo federal. Parabenizo o governo do estado, secretaria da Fazenda, o nosso município, as pessoas que organizaram esse evento. Digo que precisamos fazer a nossa parte começando cedo, com Educação Fiscal nas escolas”, ressaltou.
Ao se pronunciar na abertura do Seminário o prefeito Milton Schmitz, disse estar particularmente muito feliz com esse Programa de Educação Fiscal que considera um importante trabalho de base e que trará no futuro, resultados fundamentais. “Com certeza, teremos amanhã, cidadãos mais conscientes e responsáveis”, afirmou o prefeito. Sobre o momento político o chefe do executivo, destacou que o país precisa encontrar um caminho o mais breve possível. “Vamos continuar fazendo a nossa parte. Temos orgulho do nosso governador, um homem sério que está fazendo a diferença, assim como nós em Carazinho. Esse caminho que estamos trilhando é o caminho de uma Carazinho melhor. Estamos despidos de qualquer interesse pessoal e trabalhando muito para o bem de todo o povo da nossa Carazinho”, afirmou
Na oportunidade o prefeito destacou também a qualidade do Conjunto Instrumental do Colégio Rui Barbosa, que encantou a todos na primeira parte do evento e parabenizou as Rainhas do Município que prestigiaram e embelezaram o Seminário.
Nota Fiscal Gaúcha
Em um momento especial o Prefeito e o secretário municipal da Fazenda Adroaldo De Carli, entregaram aos contemplados do Programa Nota Fiscal Gaúcha Municipal Ildo Antônio Muhl e Joel José Custódio da Silva, o prêmio de R$ 500 reais referente ao sorteio 52, realizado no mês de abril.
Palestras
Na primeira parte do seminário a professora Janir Abelin, representante da Secretaria Estadual da Educação, palestrou sobre Educação, Mudança e Cultura. “A nossa função não é apenas trabalhar tributação, impostos e taxas, mas sim, trabalharmos cidadania, ética, comprometimento e responsabilidade. Essa é a tônica do que fazemos”, afirmou. Janir explicou que a lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, a lei 9394/96 diz que o estudante ao deixar o ensino médio deve estar capacitado para um pensamento autônomo crítico e exercer a sua cidadania plena. “Nós precisamos trabalhar com essas crianças desde a mais tenra idade até eles concluírem os seus estudos para que amanhã nos tenhamos cidadãos com outra postura. Não o que estamos vendo hoje em Brasília. Precisamos trabalhar sim, a consciência crítica do nosso aluno”, disse a professora.
No período da tarde ocorreram as palestras sobre Nota Fiscal Gaúcha ministrada pelo coordenador da área social NFG, Adelar Vendruscolo e sobre Ética e Cidadania ministrada por Randal Guimarães que falou também sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF. O secretário municipal da Fazenda e Arrecadação Adroaldo De Carli fez o encerramento do evento agradecendo a todos que colaboraram para que o seminário tenha sido realizado. Destacou a importância da união de toda a equipe organizadora. “As ações quando feitas juntas tem maior valor”, reconheceu. O público presente foi presenteado ainda, com mais um momento cultural, a apresentação artística do CTG Unidos pela Tradição Riograndense, que tem a frente o patrão Fabrício Machado.
Autoridades presentes além das já citadas, Secretária Municiapl de Educação e Cultura, Sandra Citolin, representrando o Secretário de Estado da Fazenda o Auditor Fiscal da Receita Estadual de Passo Fundo, Rogério Biondo, representando o Secretário de Estado de Educação, a coordenadora da 39º CRE, Sandra Denise Bandeira Guerra, Chefe da Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda, Alexandre Bortolini.
Autor: Assessoria de Comunicação