17 MAI 2017
SEC. SAÚDE
Movimento da Luta Antimanicomial marca o dia 18 de Maio

O dia 18 de MAIO marca a comemoração do movimento da LUTA ANTIMANICOMIAL no Brasil, movimento esse que se realizou nos anos 80 e incluiu usuários, trabalhadores e familiares de todo o país. Conseguiu impulsionar e fazer acontecer a Reforma Psiquiátrica brasileira.

A Reforma Psiquiátrica ressalta a importância do papel da família nas intervenções terapêuticas e na remodelação do sistema, primando pela extinção dos manicômios, de modo a oportunizar um tratamento distante da reclusão, visa desconstruir estigmas e lutar conjuntamente pelo fim da violência institucionalizada nos manicômios em defesa de um tratamento digno e respeitoso a pessoa com transtorno mental.

Esse processo, vem produzindo intensas e complexas transformações no âmbito das políticas públicas de atenção em saúde mental e de reconhecidos avanços políticos, normativos e assistenciais. A luta busca conscientizar a população frente a doença mental e a inclusão e reinserção destes usuários na sociedade.

A enfermeira em Saúde Mental (CAPSII), Hellena Roberta da Silva, ressalta o marco deste dia. ''Dia 18 de maio é o marco da Luta Antimanicomial qual buscamos diariamente resgatar e manter a Saúde Mental de nossos pacientes evidenciando o respeito e a dignidade de forma humanizada preservando seus direitos, informando e orientando de seus deveres como cidadões.'' Como complemento o clínico geral de Saúde Mental do município, ressalta “devemos dar o cuidado mais próximo da rede familiar, social e cultural do paciente implantando uma rede diversificada de serviços de Saúde Mental de base comunitária.''

Em Carazinho o serviço referência em Saúde Mental Adulto é o CAPSII o qual possui equipe especializada na área estando localizado na Av. Patria nº 736 – Fundos da Secretaria Municipal de Saúde atendendo a sete municípios da região além de Carazinho, contato por telefone: (54) 3331-4510, tendo como horário de funcionamento ao público: 08:00h às 11:45h e 13:30h às 17:00h.

Carazinho também conta com o Capsi, que atende ao público infantil do município, estando localizado na rua Guilherme Beccon, 112, junto a Estratégia de Saúde da Família no bairro Vila Rica, fone de contato: (54) 3329-6401, tendo como horário de funcionamento ao público 08:00h às 11:45h e 13:30h às 17:00h.

De acordo com a psicóloga Valéska Walber, hoje é um dia de marcar a necessidade contínua de ampliação de consciências e intervenções na área de Saúde Mental, e de celebrar os avanços feitos, pois hoje contamos com uma atenção mais holística e humanizada de nossos pacientes e familiares.

A secretária de Saúde do município, Anelise Almeida reforça a importância da data, e comemora uma série de melhorias feitas na atenção à Saúde Mental do município. “Hoje contamos com mais grupos terapêuticos e profissionais, e com uma visão de intervenção mais resolutiva e abrangente. Desde janeiro estamos bastante empenhados na qualificação do serviço. E muitas novidades virão por aí!”, destaca a secretária.

Autor: Assessoria de Comunicação