10 MAI 2017
SEC. AGRICULTURA
Convênio possibilita cedência de veterinário do município ao Estado

Foi firmado na última semana no gabinete do prefeito Milton Schmitz um Termo de Cooperação Técnica para a cedência de um servidor municipal (Médico Veterinário) à Inspetoria de Defesa Agropecuária de Carazinho. A solicitação foi feita pelo prefeito ao Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. O Convênio tem por objetivo o estabelecimento de condições para a execução das ações do Estado no que diz respeito ao cumprimento da legislação referente ao fomento à produção animal, defesa sanitária, zootécnica, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal no município.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Aldrin Keyzer, a Inspetoria Veterinária não estava conseguindo atender a demanda com os profissionais que possui, situação que estava gerando problemas. “Com este convênio estamos trazendo solução para problemas que não são de hoje mas que precisam ser resolvidos”, afirma o secretário. O proprietário do Frigorífico Boi Gordo, Otávio Itiberê Petry, um dos estabelecimentos que sofria com a falta de profissionais foi categórico ao destacar que “em pouco mais de 100 dias estamos conseguindo o que não conseguimos em 40 anos”.

Ao falar sobre compromisso o prefeito foi claro. “O município quer ser parceiro. Somos sensíveis a situação e por isso estamos colocando um veterinário a disposição para que o empreendimento tenha a fluidez necessária”, disse o prefeito. Estiveram presentes na reunião além de vereadores, secretários, assessores, produtores rurais e o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.