29 ABR 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEF Rufino Leal, 56 anos educando para vida

Com uma intensa programação festiva, muitas homenagens e momentos de arte e cultura a Escola Municipal Rufino leal comemorou no dia 29 de abril, 56 anos de fundação. “Estamos comemorando com pessoas que fizeram e as que fazem parte da história desta instituição”, disse a diretora Luciana Roese.

Ao se pronunciar a diretora destacou que a escola está sempre em movimento trilhando novos caminhos, com novos personagens, formando protagonistas que por sua vez, construirão suas próprias histórias. “Que sejam histórias bonitas, sem violência, sem mentiras e com menos egoísmo. Que nós possamos transmitir-lhes mais que conhecimentos, mas também as coisas simples que fazem a diferença na convivência humana como dizer: obrigado, com licença, por gentileza, me desculpe e por favor; que nós possamos ensiná-los no exemplo da convivência a ver o mundo sob uma nova ótica, e dentro de uma nova ética, com mais amor, mais cuidado por si e pelos seus semelhantes, com respeito às diferenças, alicerçados em princípios morais e humanos”, ressaltou Luciana.

Entre as atividades festividades, destaque para a homenagem as professoras aposentadas e ao show de Talentos com alunos do 1º ao 9º ano.

Atualmente a escola atende alunos do 1º ao 5º ano no turno da manhã e do 6º ao 9º ano no turno da tarde, a EMEF oferece em turno inverso oficina de dança para alunos dos anos iniciais e reforço de Matemática para alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos, no total são 209 alunos, 19 professores e 05 funcionários.  A Equipe diretiva é composta pelas professoras:  Luciana Roese - Diretora, Zinélia Dávila – Supervisora e Marisa Strasser - Orientadora Educacional.

Estiveram presentes prestigiando a comemoração, o prefeito Milton Schmitz, a secretária de Educação e Cultura, Sandra Citolin, o padre Mateus Danielle, além de professores, familiares dos alunos, ex alunos e pessoas que de alguma forma fizeram parte da história da instituição.

Breve Histórico da escola:

A Escola Municipal Rufino Leal, foi fundada no ano de 1961, contava com 3 professores e funcionava em um prédio de madeira construído em um terreno de 3.402m², doado por Salvador de Souza Leal, vereador na época que sentia a necessidade de uma escola no bairro, começou apenas com a 1ª e 2ª séries. Em 1963 foram implantadas a 3ª e 4ª séries.

No ano de 1964 funcionava de Pré ao 5º ano primário com o nome de Escola Municipal Rufino Leal da Vila Sommer – DIMEP (Divisão de Municipalização de Ensino Primário), nesta época haviam somente 3 salas onde eram ministradas as aulas.

No ano de 1972 aconteceu a Reforma do Ensino, um documento que muda a vida do ensino no Brasil e fez com que funcionasse do Pré-Escolar a 4ª Série do 1º Grau e passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rufino Leal, haviam 5 salas de aula, com turmas de 1ª a 4ª séries no turno da manhã e a tarde o pré-escolar. A implantação da 5ª Série, foi feita apenas em 1982.

Em 1983 foi implantada a 6ª Série, em 1984 a 7ª Série e finalmente, em 1985 a 8ª Série. Então, a escola passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Rufino Leal.

Em 1998 a rede municipal de educação passou a adotar os ciclos e não mais o regime seriado e a escola recebeu nova denominação passando a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Rufino Leal. No ano de 2008 foi Implantado do Ensino Fundamental de nove anos obrigatório.

Autor: Assessoria de Comunicação

29/04/2017