04 ABR 2017
Deputado Jerônimo Goergen pede mobilização pela permanência da BR 386 no bloco de concessões do RS

Um encontro no gabinete do prefeito Milton Schmitz reuniu na manhã de segunda-feira (3) o deputado Jerônimo Goergen (PP) e prefeitos, vices e secretários de sete municípios da região. O motivo da reunião foi fortalecer a mobilização regional em prol de um novo modelo de pedágios, já que conforme o deputado e confirmado pela Agência Nacional de Transportes Urbanos ANTT, a BR-386 poderá ficar fora do bloco de concessões da RS.Goergen acrescenta que foi criado inclusive, um grupo de trabalho com representantes de Lageado, Montenegro e Carazinho que vai dizer, no máximo em três semanas, se há interesse na concessão da BR-386 e qual seria o valor adequado para o pedágio.

O deputado Jerônimo destaca a importância de participar desse grupo de trabalho do qual já aconteceu uma primeira reunião. “Precisamos entrar com força no grupo inclusive com participação dos três Conselhos Regionais de Desenvolvimento. A região precisa definir o que vai querer. O problema é que estamos brigando fora do ringue onde devemos brigar. De soledade para baixo ficamos de fora do grupo A região precisa estar presente na reunião de sexta na ANTT e exigir a discussão do pedágio.”, afirmou o deputado.

O prefeito Milton destacou que não podemos perder essa oportunidade.” Nós queremos o pedagiamento, mas não no modelo que está sendo proposto. Já conseguimos reduzir de 15 para dois anos o período de investimentos em duplicação das rodovias”.

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho formado por líderes dos vales do Taquari, Caí e Alto do Botucaraí ocorreu na sede da Secretaria de Transportes, em Porto Alegre, e gerou novas perspectivas para as concessões. Os técnicos da ANTT excluíram da proposta a praça de Santa Catarina, transferindo essa para a BR-101. Sobre a BR-386, a sugestão dos Coredes é transferir um dos quatro pedágios para a “Rodovia do Parque.” A Agência se comprometeu a calcular e modular a possibilidade de ampliar a concessão até Iraí.

Pela proposta original, serão concedidos 260 quilômetros da BR 386 à iniciativa privada entre Canoas e Carazinho. Já os 180 quilômetros restantes entre Carazinho e Iraí – na divisa com Santa Catarina, um dos piores trechos da pista simples da rodovia federal, não fazem parte do projeto de concessão anunciado pelo Ministério dos Transportes.

A ANTT já iniciou inclusive novos estudos para reduzir os valores das tarifas. Tarifa Única é outra proposta. Hoje a previsão é cobrar R$ 7 em Montenegro, R$ 11 em Fazenda Vila Nova, R$ 9,50 em Soledade e R$ 8,60 em Tio Hugo.

Estiveram presentes no encontro, além do vice prefeito de Carazinho, Fernando Sant’Anna de Moraes, o vereador Daniel Weber, presidente da Câmara  Municipal, corregilionários do PP e secretários do município, o prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo; o prefeito de Santa Barbara do Sul, Mario Roberto Utzig; Vice prefeito de Santo Antônio do Planalto, Germano Adelar Altmann; Vice prefeito de Coqueiros do Sul, Leonir Wentz; Vice prefeito de Saldanha Marinho Selmo Damianni; Chefe de Gabinete de Saldanha Marinho, Angela Fachinello; Vice Prefeito de Não Me Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Não Me Toque, Valdir Alberi Kirst e o Vice prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, Adir Giacomini .

Autor: Assessoria de Comunicação