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ABR
04
04 ABR 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Deputado Jerônimo Goergen pede mobilização pela permanência da BR 386 no bloco de concessões do RS
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         Um encontro no gabinete do prefeito Milton Schmitz reuniu na manhã de segunda-feira (3) o deputado Jerônimo Goergen (PP) e prefeitos, vices e secretários de sete municípios da região. O motivo da reunião foi fortalecer a mobilização regional em prol de um novo modelo de pedágios, já que conforme o deputado e confirmado pela Agência Nacional de Transportes Urbanos ANTT, a BR-386 poderá ficar fora do bloco de concessões da RS.Goergen acrescenta que foi criado inclusive, um grupo de trabalho com representantes de Lageado, Montenegro e Carazinho que vai dizer, no máximo em três semanas, se há interesse na concessão da BR-386 e qual seria o valor adequado para o pedágio.  

         O deputado Jerônimo destaca a importância de participar desse grupo de trabalho do qual já aconteceu uma primeira reunião. “Precisamos entrar com força no grupo inclusive com participação dos três Conselhos Regionais de Desenvolvimento. A região precisa definir o que vai querer. O problema é que estamos brigando fora do ringue onde devemos brigar. De soledade para baixo ficamos de fora do grupo A região precisa estar presente na reunião de sexta na ANTT e exigir a discussão do pedágio.”, afirmou o deputado.

O prefeito Milton destacou que não podemos perder essa oportunidade.” Nós queremos o pedagiamento, mas não no modelo que está sendo proposto. Já conseguimos reduzir de 15 para dois anos o período de investimentos em duplicação das rodovias”.

        Na primeira reunião do Grupo de Trabalho formado por líderes dos vales do Taquari, Caí e Alto do Botucaraí ocorreu na sede da Secretaria de Transportes, em Porto Alegre, e gerou novas perspectivas para as concessões. Os técnicos da ANTT excluíram da proposta a praça de Santa Catarina, transferindo essa para a BR-101. Sobre a BR-386, a sugestão dos Coredes é transferir um dos quatro pedágios para a “Rodovia do Parque.” A Agência se comprometeu a calcular e modular a possibilidade de ampliar a concessão até Iraí.

Pela proposta original, serão concedidos 260 quilômetros da BR 386 à iniciativa privada entre Canoas e Carazinho. Já os 180 quilômetros restantes entre Carazinho e Iraí – na divisa com Santa Catarina, um dos piores trechos da pista simples da rodovia federal, não fazem parte do projeto de concessão anunciado pelo Ministério dos Transportes.

A ANTT já iniciou inclusive novos estudos para reduzir os valores das tarifas. Tarifa Única é outra proposta. Hoje a previsão é cobrar R$ 7 em Montenegro, R$ 11 em Fazenda Vila Nova, R$ 9,50 em Soledade e R$ 8,60 em Tio Hugo.

Estiveram presentes no encontro, além do vice prefeito de Carazinho, Fernando Sant’Anna de Moraes, o vereador Daniel Weber, presidente da Câmara  Municipal, corregilionários do PP e secretários do município, o prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo; o prefeito de Santa Barbara do Sul, Mario Roberto Utzig; Vice prefeito de Santo Antônio do Planalto, Germano Adelar Altmann; Vice prefeito de Coqueiros do Sul, Leonir Wentz; Vice prefeito de Saldanha Marinho Selmo Damianni; Chefe de Gabinete de Saldanha Marinho, Angela Fachinello; Vice Prefeito de Não Me Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Não Me Toque, Valdir Alberi Kirst e o Vice prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, Adir Giacomini .

 

 

 

Autor: Assessoria de Comunicação

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