28 MAR 2017
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto Mãos que Aquecem traz aula de tricô e estimula idosos do CRAS Ouro Preto

Passatempo, bem-estar, união e muito afeto! É o que o grupo de Fortalecimento de Vínculos do CRAS Ouro Preto transmitiu na tarde desta terça-feira (28) junto as convidadas do recanto São Vicente de Paulo. Os participantes se reuniram para aprender com a professora e integrante do Projeto Mãos que Aquecem Rosana Ferron Warken (Tuti) a fazer tricô.

Segundo a coordenadora do CRAS Ouro Preto, Juara Oliveira, “a ideia de produzir as toucas são para o grupo de idosos do CRAS, depois para as crianças da Casa de Acolhimento e para o Asilo. Quanto mais gente participar do projeto melhor, pois a produção é mais rápida”, além disso todo o material usado para a aula foi fornecido pelo próprio CRAS.

A professora Rosana que reside na cidade de Santa Bárbara do Sul declara que começou a participar do projeto no ano passado, “o grupo Mãos que Aquecem existe há três anos na cidade de Santa Bárbara, foi através de uma amiga que já participava do projeto, que eu fui me inspirando. Me sinto honrada de estar mudando como pessoa e de poder ajudar o grupo”. O Projeto Mãos que Aquecem da cidade de Santa Bárbara já produziu mais de mil toucas para doar às pessoas carentes, vítimas do câncer e a quem necessitar.

Durante a aula, a integrante do grupo do CRAS Zulmira Miller que ficou viúva há pouco mais de um mês, contou que é preciso aprender o que se tem vontade, “eu tenho um ditado, que tudo o que você tem vontade de aprender a fazer, você tem que ir lá e aprender. Eu fui costureira durante algum tempo e professora de costura, este grupo tem sido como uma terapia pra mim”, finaliza. Para a participante Jussara Amorim, é um prazer fazer parte do grupo, “é bom para se manter entretida e não ficar pensando em coisas ruins, também é muito importante ter paciência para aprender”, com os aprendizados dona Jussara já tem ensinado as técnicas do tricô para outros participantes do grupo que possuem mais dificuldades.

Na ocasião a primeira-dama e secretária da Assistência Social de Carazinho, Andreia Schmitz recepcionou o grupo e parabenizou a iniciativa da coordenadora Joara Oliveira, em  buscar através da professora Rosana o projeto Mãos que Aquecem e proporcionar um novo estímulo para este grupo do CRAS Ouro Preto.

Bem humorado e interessado na nova atividade, o senhor Marino Carvalho que passou sua vida inteira trabalhando em granja, ressalta em uma frase o que essa experiência tem sido para ele, “é uma vida nova, uma alegria, vontade de aprender não me falta”.

A orientadora social Sandra Loss Carneiro do grupo de Fortalecimento de Vínculos do CRAS Ouro Preto também esteve presente no local e esclareceu que o grupo que antigamente tinha apenas quatro ou cinco integrantes, agora possui aproximadamente 30 e além da participação nesse projeto, o grupo realiza palestras, orientações, passeios, exercícios de memória e alongamentos, tudo em função do estímulo, bem-estar e da proatividade dos participantes.

28/03/2017