22 MAR 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Programa Pinóquio: literatura feita para sorrir

Leitura, conhecimento e bom humor! As professoras Jaqueline Daut e Renata Cristiane, encantaram o público durante a  reinauguração do Programa Pinóquio na Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho.

A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (22) e foi prestigiada pelo prefeito Milton Schmitz, a secretária Sandra Citolin junto a equipe da Secretaria Municipal da Educação (SMEC), o vereador Lucas Lopes e representantes de escolas públicas, estaduais e particulares do município.

Na ocasião o coordenador da biblioteca, Lúcio Martins Pinto apresentou o espaço e os funcionários do local. A biblioteca conta com uma recepção, um acervo completo de livros, um espaço cultural reservado e a sala do Programa Pinóquio. Durante a apresentação dos funcionários as professoras Jaqueline e Renata surpreenderam o público com a interpretação de poesias declamadas.

O prefeito Milton parabenizou o trabalho realizado pela biblioteca, “que continuem realizando este trabalho maravilhoso, que valoriza a nossa história. Temos muito orgulho do que vocês estão fazendo. Muita gente pensa que é algo estático, mas aqui tem muita vida!”, ressaltou.

Também foi apresentado através de um vídeo, algumas realizações do Programa Pinóquio até o momento e a professora Jaqueline interpretou o livro Metamorfose de Franz Kafka, explicando a transformação como algo que nos torna vivos, nos torna lúcidos. A professora Renata complementou, “abrir livros é transformar meninos e meninas em verdadeiros cidadãos”. Para quem quiser saber mais sobre o livro, as professoras aconselharam fazer o cartão da biblioteca e conhecer um mundo inteiro de histórias.

Ao final, a secretária Sandra Citolin cumprimentou a equipe da biblioteca, ressaltando que ela e o prefeito Milton já tinham em mente a proposta de tornar a biblioteca algo do povo. “Somando o Programa Pinóquio que é um projeto maravilhoso do uso da literatura como algo lúdico, que interage com a comunidade. (...) Não conheço ninguém que incorpora o espírito, a alma de um contador de histórias como essas duas professoras. Elas colocam tudo de bom na história, na encenação”.

Saiba mais

O Programa Pinóquio, mantido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolve atividades que visam o incentivo à leitura, buscando sempre fomentar o hábito e o gosto de ler dos alunos, promovendo a leitura e assumindo-a como fator de desenvolvimento individual e transformação coletiva através de exposição de material literário, palestras e contação de histórias.

22/03/2017
Programa Pinóquio: literatura feita para sorrir