02 MAR 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Realizada reunião para a proposta de novo presídio no município

Em reunião no gabinete do prefeito Milton Schmitz, nesta quinta-feira (02), o delegado da 4ª região penitenciária da Susepe/RS Rosálvaro Portella, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) Jocélio Cunha e os administradores do Presídio Estadual de Carazinho (Pecar), trataram com o prefeito sobre a construção de um novo presídio regional em Carazinho. O delegado Portella, informou que no mês de fevereiro se encontrou com o Secretário Estadual da Segurança Pública Cezar Schirmer, que conversou sobre a possibilidade da liberação de recursos para a construção de uma nova casa prisional. Segundo o delegado, o presídio local não suporta uma grande quantidade de presos, além de estar com a estrutura comprometida e com um número pequeno de funcionários.

O presidente da ACIC Jocélio Cunha, esclarece que para a construção de um novo presídio é necessário encontrar um local adequado, pensando na segurança local e regional. Segundo Cunha, não há mais como realizar reformas no presídio, pois o espaço está com a estrutura comprometida.

Portella também argumentou que a construção de uma nova casa prisional irá gerar mais vagas, mas que a ideia seria manter o presídio atual para abrigar detentos que estão em processo de condenação, enquanto o novo prédio seria para apenados condenados. Sobre a construção do novo presídio, o prefeito Milton considera que exista um estudo aprofundado para a realização desta construção. Segundo o prefeito, é preciso buscar uma área que não afete o meio ambiente, além de probabilidade da criação de novas vagas e uma parceria público-privada correspondente a seu governo.

O delegado declara que a construção de um novo local seria necessária para um espaço de fácil acessibilidade para os familiares dos presos, rede elétrica, tratamento de água e esgoto. Ao final da reunião o prefeito solicitou ao delegado Portella um projeto da nova casa prisional, para que seja feita uma análise de sugestões e orçamentos.