14 FEV 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal de Ensino: Preparativos para o início do Ano Letívo

A Educação Pública Municipal iniciará esta semana o Ano Letivo 2017. No dia 16/02/2017, às 17 horas, no salão nobre do Colégio Notre Dame Aparecida, 453 professores e 273 funcionários, retomam as suas atividades profissionais nas 14 EMEIs e nas 13 EMEFs, com a intenção de multiplicar conjuntamente com nossos mais de 5.000 alunos a partir do dia 20/02/2017 nas Escolas Municipais e Segmentos da Rede Municipal de Ensino, o idealismo contagiante dos visionários, dos apaixonados, dos pensadores que vislumbram, projetam e executam as grandes transformações que somente a Educação pode produzir.

Diante da complexidade e da dinâmica da sociedade, está a exigência cada vez maior de que todos os envolvidos estejam preparados para os novos e constantes desafios com competência, conhecimento e comprometimento com a formação das nossas crianças e jovens. O Executivo Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura- SMEC, as Escolas Municipais de Educação Infantil, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e os segmentos como Biblioteca Pública Municipal Dr. Guilherme Schultz Filho, Museu Olívio Otto, CEMAEE - Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, estiveram desde o dia 02 de janeiro, trabalhando intensamente, preparando a Rede Municipal de Ensino para o início do Ano Letivo, ampliando vagas, organizando os espaços físicos, adequando o quadro de recursos humanos, debatendo a proposta pedagógica, apresentando propostas de renovação, com mudanças de mentalidade, sustentadas nos princípios de novos paradigmas, na agilidade e eficácia no atendimento às demandas da nossa sociedade, no comprometimento com a qualidade, na humanização, na busca do conhecimento e da atualização e nas parcerias com Instituições, Secretarias e todos os órgãos da nossa sociedade que abriram-se para a cooperação com a Educação.

Nossa aspiração está alicerçada no ideal de uma sociedade justa, solidária, pacífica e de uma escola pública de qualidade para todos, atendendo às necessidades básicas dos nossos alunos e garantindo-lhes um direito constitucional, seguindo as Leis Federais, Estaduais e Municipais.

Entre as finalidades do trabalho em Educação da Rede Municipal de Ensino, está o desenvolvimento de políticas públicas educacionais para uma sociedade com pluralismo social, político e cultural e que deseja, no seu trabalho, uma melhor qualidade de vida. Reconhece, num cenário marcado pela diversidade, que todos nós, educandos, educadores e sociedade somos fundamentais para a construção da cidadania, com mais justiça, solidariedade e valores.

Educar para uma cultura de paz, de forma empreendedora e sustentável nas Escolas Públicas Municipais e na sociedade Carazinhense, parte do pressuposto de que a vocação do ser humano é ser mais, é ser melhor, é evoluir.

Se quisermos um modelo de Paz e Justiça, devemos colocar decididamente a Inteligência a serviço do Amor.” (Saint- Exupéry)

Sandra Verônica da Maia Citolin

Secretária Municipal de Educação e Cultura