13 FEV 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto Academia de Musica da OSINCA poderá envolver alunos das escolas municipais

Um projeto educacional e cultural foi apresentado na última sexta-feira (10) pelo Maestro Fernando Cordella ao prefeito Milton Schmitz. No encontro, realizado no Gabinete do prefeito participaram a secretária de Educação, Sandra Citolin, o secretário Geral do Governo, Jorge Dutra, a coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Souza e o produtor Vinícius Moreira.  O projeto apresentado refere-se a possibilidade de uma parceria entre a Secretaria de Educação, através das escolas municipais e a OSINCA (Orquestra Sinfônica de Carazinho) que consiste na realização de atividades pedagógicas sociais gratuitas, bem como concertos didáticos para a comunidade.  Conforme Cordella é um projeto de grande impacto de transformação social devido à contribuição na geração de oportunidades de trabalho no mercado musical. Além  de toda a atividade social, o projeto  tem como principal objetivo a formação de músicos profissionais, diferente da maioria dos projetos onde visa apenas à inclusão social, explica Cordella.

O Projeto de divide em Academia de Musica OSINCA, Academia na Escola e Concertos Didáticos.

Na Academia na Escola os alunos da rede municipal de ensino terão aulas no turno inverso (manhã ou tarde), de segunda-feira a sexta-feira com carga horária semanal de 12hs. Divididas em aulas individuais (para os mais adiantados) ou grupos de até 20 alunos. Total máximo de vagas para 2017 é de 100 alunos.

A secretária de Educação destaca que todo o projeto em parceria com a OSINCA é maravilhoso porque envolve os alunos das escolas municipais proporcionando oportunidade para que possam ter um desenvolvimento musical. Na opinião do prefeito Milton, o projeto é interessante também, por permitir que o aluno participe do projeto na própria escola em turno inverso. Salienta que a sua viabilidade será estudada.

O Projeto Academia de Musica da OSINCA contará também, esse ano, com patrocínio de empresas do setor privado.  Empresas que acreditam no potencial cultural e transformador  do Projeto.

Qualidade reconhecida

O Projeto OSINCA vem contribuindo para a formação musical de dezenas de jovens, muitos deles hoje integrantes da OSINCA e também de outras orquestras do estado. “Ele representa  hoje o maior Polo Cultural da região noroeste do estado. Foi criado pela Fundação Cultural de Carazinho – FUCCAR, há 11 anos. Iniciou modestamente  e com os anos  foi atingindo um grau elevado de qualidade que chamou  a atenção de investidores ” , afirma o maestro.

Desde sua criação em 2006, já alcançou mais de 25 mil pessoas, tanto em alunos, quanto público nos concertos e eventos. É um projeto continuado, que ao longo de  seus 10 anos vem transformando a realidade cultural da região, o que representa um projeto perene, capaz de deixar um rico legado às futuras gerações, reconhece.